Frieze cancela feira que aconteceria em Londres em outubro

Diretores temem o futuro incerto da evolução do Covid-19

Frieze-Art-Fair-London
Frieze Art Fair London

Desde o início do isolamento social para evitar o contágio da epidemia do coronavírus o calendário de arte virou de ponta cabeça. Em março, quando a crise se intensificou outubro parecia distante e muitos tinham certeza que neste mês já estaríamos de volta ao ritmo frenético de mostras, feiras, bienais e leilões. Mas infelizmente o futuro ainda é nebuloso e organizadores de grandes eventos são obrigados a cancelar ou adiar os planos para 2021. 

Muitas feiras já assumiram que farão a versão online este ano, mas os diretores da Frieze London e a Frieze Masters seguiam esperançosos. Até hoje! Como os efeitos da pandemias seguem incertos e a doença continua devastando grandes partes do mundo, está ficando claro que esse tipo de evento ainda não pode ocorrer. Colecionadores receberam um comunicado sobre o cancelamento por causa dos “contínuos desafios sem precedentes em relação ao Covid-19”, em particular aqueles relacionados a restrições de viagens e à realização de grandes aglomerações. As feiras haviam se comprometido a reembolsar 100% das taxas dos estandes se fossem forçadas a cancelar suas edições de outubro.

Em carta para os expositores, Victoria Siddall (diretora global da Frieze Fairs), Eva Langret (diretora artística da Frieze London) e Nathan Clements-Gillespie (diretora artística da Frieze Masters) disseram: “Simplesmente não podemos pedir que você participe em condições tão incertas. Por favor, aceite nossas sinceras desculpas por não podermos fazer isso acontecer. ”

O grupo já havia cancelado a feira de Nova York, que estava programada para ocorrer durante a primeira semana de maio. Na época a Frieze foi uma das pioneiras a lançar sua própria plataforma de visualização on-line – formato pelo qual os expositores relataram vendas expressivas.

Os organizadores da Art Basel disseram no início deste mês que ainda planejam promover a feira de Miami Beach, na Flórida. Outra feira de arte européia, a FIAC de Paris, anunciou no início deste mês que também considera seguir com a versão física da feira, que será realizada de 21 a 25 de outubro. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.