Fundação Beyeler comemora os 150 anos de Piet Mondrian em exposição

Intitulada Mondrian Evolution, mostra reúne 89 obras de Mondrian, provenientes de coleções públicas e privadas

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Evening The Red Tree, 1908-1910, Piet Mondrian. (Propriedade: Kunstmuseum Den Haag, The Hague, The Netherlands © 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: Kunstmuseum Den Haag).

O pintor holandês Piet Mondrian completaria, este ano, 150 anos de vida. Para celebrar este aniversário e toda a sua enorme contribuição para a arte moderna, a Fundação Beyeler, sediada na cidade da Basileia, na Suíça, apresenta a mostra Mondrian Evolution, que reúne 89 obras do artista, provenientes de coleções privadas e públicas. O nome da exposição traz o termo “evolução”, mas não no senso de Darwin, o próprio Mondrian usava o termo para descrever um acúmulo de experiências. Desta forma, o visitante poderá acompanhar o trajeto artístico percorrido por Mondrian que se inicia no figurativismo e ruma ao abstracionismo, culminando em suas famosas formas retilíneas e compostas com as cores primárias que se tornaram sua marca registrada. 

Tree, 1912, Piet Mondrian. (Propriedade: Munson Williams Proctor Arts Institute, Museum of Art, Utica, NY© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: bpk/Staatsgalerie
Tree, 1912, Piet Mondrian. (Propriedade: Munson Williams Proctor Arts Institute, Museum of Art, Utica, NY
© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: bpk/Staatsgalerie

Inicialmente, a pintura de Mondrian era fortemente influenciada pela pintura de paisagem holandesa do fim do século XIX. O Simbolismo e o Cubismo, entretanto, desempenharam um importante papel no desenvolvimento do trabalho do artista, que só migrou definitivamente para o abstracionismo no início da década de 1920. Distribuídas por nove salas, as obras expostas trazem moinhos de ventos, dunas, oceanos, casas de campo refletidas na água e plantas em vários estágios da abstração. É possível identificar nelas, como o pintor experimentou com a explosão de cores e com a influência da luz em superfícies e estruturas. 

Flowering Apple Tree, 1912, Piet Mondrian. (Propriedade: Kunstmuseum Den Haag, The Hague, The Netherlands© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: Kunstmuseum Den Haag)
Flowering Apple Tree, 1912, Piet Mondrian. (Propriedade: Kunstmuseum Den Haag, The Hague, The Netherlands
© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: Kunstmuseum Den Haag)

Nascido em 1972 em Amersfoort, na  Holanda, Mondrian esteve em contato com a arte desde muito cedo: seu pai era professor de desenho e seu tio um pintor amador de sucesso que, influenciado pela Escola de Haia, pintava paisagens, seguindo uma tradição especificamente holandesa do Impressionismo. Mais tarde, ele chegou a escrever ensaios teóricos em uma tentativa de explicar a sua prática artística, batizada por ele de “Neoplasticismo”. 

Composition Nº II, 1913, Piet Mondrian. (Propriedade: Kröller-Müller Museum, Otterlo, The Netherlands© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: Rik Klein Gotnik)
Composition Nº II, 1913, Piet Mondrian. (Propriedade: Kröller-Müller Museum, Otterlo, The Netherlands
© 2022 Mondrian/Holtzman Trust. Fotografia: Rik Klein Gotnik)

Sobretudo, o neoplasticismo de Mondrian, focava nos meios essenciais de expressão da pintura destacando o branco e o preto, extremos opostos da escala de cor, e as cores primárias. Desta forma o preto está nas linhas verticais e horizontais que se cruzam perpendicularmente, deixando livres espaços ora preenchidos por cores primárias e ora deixados em branco. Esta composição apresenta uma infinita rede de possibilidades pictóricas e era, para Mondrian, uma demonstração dos elementos essenciais em uma pintura, na qual todos eles estão em equilíbrio e estando cada um em seu lugar certo. 

Serviço

Mondrian Evolution 

Local: Fundação Beyeler

Endereço: Baselstrasse 101, 4125 Basel, Suíça

Data: De 5 de junho a 9 de outubro de 2022.

Funcionamento: Todos os dias das 10h às 18h. 

Ingresso: CHF 12,50 – 25,00

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support