Julian Schnabel: Symbols of Actual Life

Legion of Honor, São Francisco

Julian Schnabel apresenta pinturas de grande dimensão na exposição “Symbols of Actual Life”. Organizada pelo Fine Arts Museums of San Francisco, a mostra destaca a abordagem altamente experimental e inusual no uso dos materiais, na gestualidade e nas formas que oscilam entre abstração e figuração, exploradas em escala monumental. Schnabel continua a empregar uma variedade de materiais encontrado em suas obras, como pratos quebrados e tecidos como veludo, lona e plástico. Imagens, nomes, fragmentos de linguagem convivem com grossas camadas de tinta, resina e reproduções digitais que se espalham sobre a superfície da pintura.

A exposição traz um conjunto inédito de trabalhos criados especificamente para o espaço do átrio da Legion of Honor, junto de um corpo de trabalhos raramente exposto das últimas três décadas. A curadoria é de Max Hollein, diretor e CEO do Fine Arts Museums of San Francisco, que destaca como o artista cria um ambiente poético e emocionalmente carregado para os espectadores. A mostra ocupa a parte externa do prédio neoclássico do museu, com seis obras de mais de 7 metros de altura e largura. A escala monumental das pinturas contrasta com a exposição às intempéries: as obras ficarão desprotegidas por quatro meses, pela duração da mostra, absorvendo as intercorrências à sua história.

Dentro do museu são apresentadas oito pinturas de três momentos distintos. Uma série recente de pinturas abstratas realizada sobre lonas encontradas e queimadas por muitas horas de exposição ao sol; obras da série “The Sky of Illimitableness” (iniciada em 2012 como tributo a Mike Kelley); e obras da série “Jane Birkin” (1990), feitas em lona de velas de barcos conseguidas pelo artista junto a navegadores.

Julian Schnabel: Symbols of Actual Life
Abertura: 19/04, 18h
Visitação: até 05/08/18; terça a domingo, 9h30-17h15
Fine Arts Museums of San Francisco (Legion of Honor): 100 34th Ave, São Francisco, Califórnia.