Liliana Porter: Other Situations 

El Museo del Barrio, Nova York

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

El Museo del Barrio reabre suas galerias ao público depois de um ano de reformas para a exposição “Liliana Porter: Other Situations”, organizada pelo SCAD Museum of Art (SCAD), com curadoria de Humberto Moro. A mostra é uma pesquisa não-linear do trabalho de Porter, entre 1973 e 2018, e explora os limites conflitantes entre realidade e ficção, e as formas nas quais as imagens circulam e são consumidas. A exposição enfatiza a distinção fundamental que a artista cria entre as noções de “narrativa” e “situação”, em contraste com as estruturas implícitas na maioria das histórias que sugerem uma relação com o tempo – algo que não interessa a Porter.

Em seu trabalho, o passado e o futuro de uma ação se tornam irrelevantes à luz da urgência e dos absurdos dos problemas enfrentados pelas figuras retratadas. Às vezes coloados em diálogo ou organizados em grupos maiores, os personagens de Porter – um panteão figuras culturais como Elvis Presley, Che Guevara, Jesus, Micky Mouse e Benito Juárez – evoca questões sobre a representação, a disseminação das imagens e a vida pública, especialmente relevantes nos tempos atuais quando os campos da política, do espetáculo e da cultura das celebridades colidem e se confundem. Entre as obras mais importantes na mostra estão fotos da década de 1970 que aludem ao espaço e ao corpo, e trabalhos mais recentes como a série “Forced Labor” (trabalho forçado), na qual a artista utiliza miniaturas para colocar-se sobre a realidade, o trabalho e a auto-consciência.

Liliana Porter: Other Situations 
Curadoria: Humberto Moro
Abertura: 13/09
Visitação: até 27/01/19; quarta a sábado, 11h-18; domingo, 12h-17h
El Museo del Barrio: 1230 Fifth Avenue, Nova York, NY 10029. Ingressos: US$9; US$5.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support