Lúcio Costa: Riposatevi | Luiz Roque: Televisão

MAC Niterói

O MAC Niterói apresenta duas novas exposições: “Riposatevi” (“Relaxem” ou “Descansem”, em tradução livre), de Lúcio Costa (1902–1998), no Salão Principal, que será mostrada pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro; e “Televisão”, do artista Luiz Roque, no Mezanino. A curadoria de ambas as mostras é de Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca.

“Riposatevi” é a remontagem de uma instalação que o grande arquiteto e urbanista Lúcio Costa abriu na Trienal de Arquitetura de Milão, em 1964, quando o Brasil participou pela primeira vez. A abertura se deu após o golpe militar do mesmo ano e quatro anos depois de Brasília ser inaugurada. Esta é a primeira remontagem da mostra no Estado do Rio de Janeiro – só foi exposta anteriormente em Milão, em Brasília e em São Paulo e, agora, em Niterói. 

Já “Televisão” é uma exposição de filmes, vídeos e um objeto-vídeo novo, do artista gaúcho Luiz Roque. Trata-se de uma mostra antológica composta por oito trabalhos de diferentes momentos do percurso de cerca de quinze anos do artista. Os trabalhos tem curta duração e esse tamanho pequeno dialoga com outros formatos audiovisuais como aqueles vistos nas televisões desde os anos 1980, além de um ritmo mais próximo aos videoclipes.

Os suportes são diferentes: Tvs de cubo, Tvs de LCD, projeções grandes e um novo trabalho que é meio escultura, meio vídeo. Há uma série de maneiras de pensar o vídeo. “Luiz Roque trabalha muito com a ideia de distopia, de um futuro trágico, utópico, já em ruínas. Vários trabalhos dele também têm uma relação ficcional com a escultura e arquitetura modernas. Corpos orgânicos dessas esculturas são mesclados com diferentes tipos de corpos humanos. A incerteza quanto ao futuro e o desejo de continuar vivo perante as adversidades são algumas das constâncias de seus personagens”, pondera Raphael Fonseca.

Lúcio Costa: Riposatevi
Luiz Roque: Televisão
Curadoria: Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca
Abertura: 15/12/18, 10h
Visitação: até 17/03/19; terça a domingo, 10h-18h
MAC Niterói: Mirante da Boa Viagem, sem número. Ingressos: R$10.