Lúcio Costa: Riposatevi | Luiz Roque: Televisão

MAC Niterói

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O MAC Niterói apresenta duas novas exposições: “Riposatevi” (“Relaxem” ou “Descansem”, em tradução livre), de Lúcio Costa (1902–1998), no Salão Principal, que será mostrada pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro; e “Televisão”, do artista Luiz Roque, no Mezanino. A curadoria de ambas as mostras é de Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca.

“Riposatevi” é a remontagem de uma instalação que o grande arquiteto e urbanista Lúcio Costa abriu na Trienal de Arquitetura de Milão, em 1964, quando o Brasil participou pela primeira vez. A abertura se deu após o golpe militar do mesmo ano e quatro anos depois de Brasília ser inaugurada. Esta é a primeira remontagem da mostra no Estado do Rio de Janeiro – só foi exposta anteriormente em Milão, em Brasília e em São Paulo e, agora, em Niterói. 

Já “Televisão” é uma exposição de filmes, vídeos e um objeto-vídeo novo, do artista gaúcho Luiz Roque. Trata-se de uma mostra antológica composta por oito trabalhos de diferentes momentos do percurso de cerca de quinze anos do artista. Os trabalhos tem curta duração e esse tamanho pequeno dialoga com outros formatos audiovisuais como aqueles vistos nas televisões desde os anos 1980, além de um ritmo mais próximo aos videoclipes.

Os suportes são diferentes: Tvs de cubo, Tvs de LCD, projeções grandes e um novo trabalho que é meio escultura, meio vídeo. Há uma série de maneiras de pensar o vídeo. “Luiz Roque trabalha muito com a ideia de distopia, de um futuro trágico, utópico, já em ruínas. Vários trabalhos dele também têm uma relação ficcional com a escultura e arquitetura modernas. Corpos orgânicos dessas esculturas são mesclados com diferentes tipos de corpos humanos. A incerteza quanto ao futuro e o desejo de continuar vivo perante as adversidades são algumas das constâncias de seus personagens”, pondera Raphael Fonseca.

Lúcio Costa: Riposatevi
Luiz Roque: Televisão
Curadoria: Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca
Abertura: 15/12/18, 10h
Visitação: até 17/03/19; terça a domingo, 10h-18h
MAC Niterói: Mirante da Boa Viagem, sem número. Ingressos: R$10.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support