Mostra na Nara Roesler do RJ discute capacidades de imaginar e de sonhar em tempos difíceis

Exposição com curadoria de Raphael Fonseca reúne obras de 10 artistas de diferentes gerações e regiões do país, que trabalham à sua maneira dimensões do estímulo sensorial

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Maya Weishof, Depois daqui, 2021. FOTO: Flávio Freire

Sob curadoria de Raphael Fonseca, a sede da Galeria Nara Roesler no Rio de Janeiro irá realizar a abertura da exposição Electric Dreams nodia 29 de maio (sábado). A coletiva receberá visitação até 14 de agosto e reúne obras de um grupo de dez artistas de diferentes gerações e regiões do país, que trabalham à sua maneira dimensões do estímulo sensorial, relacionando-se assim com o corpo humano e a fisicalidade. A exposição é composta por obras de Ana Cláudia Almeida, Victor Arruda, Thiago Barbalho, Lia Menna Barreto, Cristina Canale, J. Cunha, Virgílio Neto, Renato Pera, Kauam Pereira e Maya Weishof.

Cristina Canale, Lacrima Christie, 1989. FOTO: Flávio Freire

O título da mostra faz referência a filme homônimo de 1984 e também à música Together in Electric Dreams, que faz parte da trilha sonora do longa. O curador considera observações acerca da narrativa do filme na concepção da mostra, pois seu enredo “nos convida a dançar e lembrar das dádivas que são a vida e a capacidade de sonharmos”. Fonseca aponta que “as imagens apresentadas tornam-se potenciais materializações dos sonhos dos artistas, carregando traços de individualidade que não deixam de convocar o público a partilhar delas, a sonhar junto”.

Parte da iniciativa Roesler Curatorial Project, a exposição propõe que o público pense sobre a importância da imaginação e dos sonhos em um tempo permeado pelas incertezas que o isolamento nos traz, que “parecem raptar nossa capacidade de projetar um futuro ao mesmo tempo em que reduzem os estímulos físicos à repetição do cotidiano, transformando o corpo em uma espécie de máquina”.

Para visitar a mostra, faça um agendamento prévio pelo e-mail: agendamento@nararoesler.art

Electric Dreams
Curadoria de Raphael Fonseca
Data: de 29 de maio a 14 de agosto de 2021
Local: Galeria Nara Roesler Rio de Janeiro – visitação mediante a agendamento (R. Redentor, 241 – Ipanema)
Mais informações: www.nararoesler.art






Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support