Nara Roesler Livros lança a maior monografia já publicada sobre Abraham Palatnik

O lançamento do livro “Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação” faz parte da programação oficial da SP-Arte 2022

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Livro Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação

Com organização do curador e crítico Luiz Camillo Osório, a edição conta com um prolífico caderno de imagens de arquivo e de trabalhos do artista, além de textos históricos e inéditos assinados por grandes nomes da área.  O lançamento nacional acontecerá no dia 07 de abril, às 18h30, durante a SP-Arte, como parte da programação oficial da feira. Na ocasião, os curadores Luiz Camillo Osório e Jacopo Crivelli conversam sobre a publicação e sobre o legado e pioneirismo de Palatnik para a arte brasileira da segunda metade do século XX.

Livro Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação
Livro Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação

Com o objetivo de ampliar e renovar o debate sobre o trabalho de Palatnik, reafirmando o caráter inovador de sua obra, a publicação tem versões em inglês e português, apresentando textos históricos, como aqueles do crítico Mário Pedrosa, assim como textos comissionados para a edição. Dentre estes, destacam-se textos de autoria de Pérez-Oramas, da curadora Abigail Winograd, especialista em arte abstrata na América do Sul, da historiadora da arte Kayra Cabañas e do curador Gabriel Pérez-Barreiro.

Segundo a fundadora da galeria, Nara Roesler, é indispensável rever e divulgar o trabalho de um artista tão fundamental para a arte brasileira do século XX, cujos trabalhos impactaram o cenário artístico mundial, em especial no campo da arte cinética. Palatnik é um verdadeiro mestre da arte brasileira que precisa ser reconhecido e valorizado como tal, no Brasil e no exterior.

Livro Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação
Livro Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação

Abraham Palatnik: Encantamento/Experimentação foi realizada via Lei de Incentivo à Cultura com suporte da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal do Brasil, com patrocínio do banco Itaú. Este é o primeiro lançamento de Monografias, a principal linha editorial da Nara Roesler Livros que, em 2021, renovou sua iniciativa no setor sob orientação do escritor, poeta e curador Luis Pérez-Oramas, Diretor Curatorial Sênior da galeria.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR