Playlist AQA: Antonio Malta Campos

Artista selecionou músicas que têm relação com série de pinturas na qual referencia trechos de canções, intitulada “Misturinhas”, que já realiza há alguns anos

Obra recente de Malta, intitulada Morro Vermelho, de 2020.

A música atravessa a História, passa por gerações. A nossa edição 44 do Playlist AQA convidou o artista Antonio Malta Campos para compartilhar conosco algumas canções que o acompanham! Das diversas possibilidades de criação de uma playlist, Malta decidiu selecionar 15 músicas que não poderiam ter mais a ver com seu processo criativo: são músicas que estão presentes em sua série de obras chamada Misturinhas, que contêm citações de letras de algumas canções.

“Não sei se o público já reparou nesse aspecto do meu trabalho. As letras das canções aparecem escritas nas obras, diretamente na tela das pinturas ou no cartão das Misturinhas“, ele comenta. Uma delas é a pintura War Pigs, que faz parte da coleção Andrea e José Olympio. Ela tem um trecho da canção homônima do Black Sabbath, sendo a expressão “War Pigs” escrita diretamente na pintura.

O artista cita várias dessas outras obras, cujas canções que referenciam estão na playlist que ele preparou para o AQA: Outra pintura da mesma coleção cita uma canção do Velvet Underground. A canção é Venus in Furs. A expressão “Shiny Leather” está escrita diretamente na tela. Há também Now’s the Time, pintura que ainda está comigo – contém citação do tema homônimo de Charlie Parker.

Malta conta também que vários desses trabalhos, com trechos de letras de canções escritos a lápis, esteve na 32ª Bienal de São Paulo. “Mas naquele espaço amplo, esse detalhe talvez tenha passado desapercebido”, ele pondera e convida o público a conferir a série e seu site, clicando aqui.