Playlist AQA: Laura Vinci

A artista divide conosco uma seleção de dez músicas que a acompanharam durante diferentes fases de sua vida

Retrato de Laura Vinci por Pablo Saborido

A artista paulistana conhecida por suas grandes instalações que pautam, sobretudo, a efemeridade, separou para nós uma lista de músicas para passarmos nosso tempo com qualidade. 

A playlist foi criada originalmente em 2020, no início e, consequentemente, auge da pandemia, em que nos isolamos em casa sem saber muito bem o que estava acontecendo. Desde então essas melodias foram suas fiéis companheiras. 

Agora, numa versão atualizada, a playlist que Vinci divide conosco traça um panorama sobre grande parte de sua vida, trazendo músicas que a acompanharam em diferentes fases. É o caso de “It’s a long way”, do álbum “Transa” de Caetano Veloso, que a artista escuta desde o seu lançamento em 1972, quando ela tinha apenas 10 anos de idade. Por outro lado, sendo uma playlist apenas de músicas brasileiras, também reflete um belo recorte da produção nacional feita entre as décadas de 1960 e 1990. 

Choro (2010), Laura Vinci

Laura Vinci comenta que estas são as músicas que ela ouve repetidamente, como um mantra, quando está em seu ateliê de trabalho ou quando está caminhando. São, definidas por ela mesma, como músicas que “chamam o corpo” por conta do ritmo e arranjo. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support