Quais são as principais exposições de arte do mundo?

Prepare seu calendário artsy anual aqui

Tempo de leitura estimado: 4 minutos
Divulgação da 35 Bienal de São Paulo

Já estamos com um pé no final do ano e se você não quer ficar de fora das principais exposições de arte do mundo, é melhor começar a se programar! Mas não se preocupe, estamos aqui para te guiar nessa empreitada. Por isso, separamos aqui as exposições mais influentes e significativas do globo para você incluir no seu calendário. Estas reunidas aqui são tradicionais, realizadas em intervalos regulares (bienais, trienais, etc.) e geralmente têm um foco em arte contemporânea, promovendo diálogo cultural e direcionando os holofotes do circuito artístico.

ATÉ NOVEMBRO DE 2023

Bienal de Havana (Bienal de La Habana)
Havana, Cuba

A Bienal de Havana é uma das mais antigas exposições de arte da América Latina.
Desde sua fundação, em 1984, a Bienal de Havana estabeleceu-se como um importante evento de reconhecimento local e internacional para os artistas caribenhos e latino-americanos, com uma declaração abertamente política, intelectual, histórica e cultural a favor dos povos ditos subdesenvolvidos.

Sua 15ª edição, sob o título “A Construção do Possível”, começou em 25 de março deste ano e segue em cartaz até 30 de novembro.

ATÉ DEZEMBRO DE 2023

Bienal de São Paulo
São Paulo, Brasil

A segunda Bienal mais antiga do mundo e a maior do hemisfério sul, a Bienal de São Paulo é um evento importante no mundo da arte contemporânea. Fundada em 1951, a Bienal de São Paulo tem como objetivo principal promover a arte contemporânea brasileira e internacional, apresentando obras de artistas renomados e estabelecendo novos nomes emergentes na cena.

A 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível, curada pelo time composto por Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, segue em cartaz até 10 de dezembro de 2023.

A PARTIR DE MARÇO DE 2024

Bienal de Whitney (Whitney Biennial)
Nova York, Estados Unidos

Introduzida no circuito em 1932 por Gertrude Vanderbilt Whitney, a Bienal de Whitney destaca artistas contemporâneos dos Estados Unidos, traçando os desenvolvimentos da produção do país, e é a exposição mais antiga desse tipo. Sua 81ª edição, organizada por Chrissie Iles, veterana de longa data do Whitney Museum of American Art, e Meg Onli, importante curadora afro-americana, será inaugurada em março de 2024.

A PARTIR DE ABRIL DE 2024

Bienal de Veneza (La Biennale di Venezia)
Veneza, Itália

A Bienal de Veneza é a exposição tradicional mais antiga do mundo e, sem dúvidas, uma das mais influentes do circuito de arte contemporânea. Como o próprio nome indica, ela é realizada a cada dois anos em Veneza, na Itália, desde 1895, apresentando obras de artistas do mundo inteiro.

A 60ª Exposição Internacional de Arte, que acontecerá entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024 (pré-inauguração nos dias 17, 18 e 19 de abril), será curada pelo brasileiro e atual Diretor Artístico do MASP Adriano Pedrosa, o primeiro  sul-americano a ocupar o posto. 

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2024

Manifesta
Barcelona, Espanha

A Manifesta é uma bienal europeia de arte contemporânea itinerante que, a cada edição, ocorre em uma cidade diferente. Fundada no início da década de 1990, ela tem como objetivo explorar questões sociais e culturais específicas da região anfitriã e promover a colaboração artística internacional. Ano que vem, entre os dias 08 de setembro e 24 de novembro, o evento chegará a Barcelona e à sua maior região metropolitana na Catalunha para a sua 15ª edição.

Bienal do Mercosul
Porto Alegre, Brasil

A Bienal do Mercosul, sediada em Porto Alegre, Brasil, é uma importante exposição de arte contemporânea que ocorre desde 1997. Seu foco está na promoção da arte contemporânea da América Latina e de outras partes do mundo, destacando questões sociais, culturais e políticas. A 14ª edição está prevista para ocorrer entre os dias 12 de setembro e 17 de novembro de 2024, com Raphael Fonseca como curador-chefe.

Bienal de Istambul (Istanbul Biennial)
Istambul, Turquia

Fundada em 1987, esta bienal internacional desempenha um papel significativo na promoção da cena artística contemporânea da Turquia e na ligação entre o Oriente e o Ocidente, tornando-se um ponto de encontro para a expressão artística diversificada e o engajamento crítico com as complexidades do mundo contemporâneo. A organização do evento escolheu Iwona Blazwick como curadora de sua 18ª edição, que acontecerá de 14 de setembro a 17 de novembro de 2024.

Bienal de Lyon (Biennale de Lyon)

Fundada em 1991, a Bienal de Lyon é conhecida por sua abordagem inovadora e colaborativa para a arte contemporânea, muitas vezes explorando temas culturais e sociais em suas exposições. Ela reúne uma ampla gama de obras de artistas nacionais e internacionais, oferecendo uma plataforma para a experimentação artística e o engajamento com questões contemporâneas. Para a  17ª Bienal de Arte Contemporânea de Lyon, a organização convidou Alexia Fabre para ser curadora da exposição que acontecerá entre setembro de 2024 e janeiro de 2025.

A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2025

Bienal de Sharjah (Sharjah Biennial)
Sharjah, Emirados Árabes

A influente exposição de arte contemporânea realizada a cada dois anos em Sharjah, é reconhecida por seu compromisso com a promoção da arte contemporânea do Oriente Médio e de outras regiões globais. Como sua 15ª edição aconteceu neste ano, entre os meses de fevereiro e junho, sua próxima realização está programada para 2025, e será curada pelo grupo de curadores: Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell.

A PARTIR DE 2026

Trienal do New Museum (New Museum Triennial)
Nova York, Estados Unidos

Fundada em 2009 pelo New Museum, uma grande instituição de arte contemporânea de Nova York, a New Museum Triennial é uma exposição de arte contemporânea concentrada em destacar jovens artistas e tendências emergentes na cena artística global. Embora a programação da exposição recorrente a cada três anos normalmente colocasse a próxima edição em 2024, o evento foi adiado dois anos no calendário, enquanto o Museu conclui a construção de seu novo anexo, projetado por Shohei Shigematsu do OMA e Rem Koolhaas.

A PARTIR DE 2027

Documenta
Kassel, Alemanha

A Documenta de Kassel é uma das exposições de arte contemporânea mais prestigiadas e influentes do mundo, realizada a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha. Fundada em 1955 pelo artista e curador Arnold Bode, a exposição é programada para durar 100 dias. Sua 16ª edição, apesar de distante, já tem data marcada: 12 de junho a 19 de setembro de 2027.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support