Rafael Baron inaugura sua primeira individual na Portas Vilaseca Galeria

Ampliando as discussões sobre representação e visibilidade negra, Selfie é uma exposição de pintura e reparação social

Rafael Baron
Iguaçuanas 2, 2021, de Rafael Baron

Inaugurada na data de celebração do Dia da Consciência Negra, o artista Rafael Baron apresenta a individual Selfie na Portas Vilaseca Galeria. Com texto crítico do curador Thiago de Paula Souza, a exposição fica em cartaz até 8 de janeiro de 2022.

Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, Rafael Baron tem uma produção voltada para a representação das chamadas minorias, que na realidade constituem a vasta maioria. Trabalhando predominantemente com pinturas figurativas de pessoas negras, seu processo parte da leitura da figura humana em diálogo com as questões de raça, sexualidade, gênero e classe.

Rafael Baron
Diego, 2021, Rafael Baron

Ressoando a diversidade por meio de cores vivas e pinceladas marcantes, suas pinturas fogem do padrão convencional do chassi para retratar amigos e amigas do artista ou pessoas que permeiam o imaginário social do Brasil. Nas palavras de Rafael Baron, “no processo do meu trabalho o que mais me interessa é a pintura, na sua forma mais genuína. Vejo muito poder nas cores e composições pictóricas.” Em complemento, o curador Thiago de Paula Souza menciona “O colorido das composições das telas se assemelha a pixels ou glitches – vemos suas personagens representadas com os traços que já se tornaram característicos da pintura do artista – figuras humanas com grossos lábios em tons vermelhos e marcantes olhos escuros, quase cerrados.”

Rafael Baron
Aline, 2021, de Rafael Baron

Quando perguntado sobre o que ele mais gostou no processo de criação de Selfie, o artistas compartilha conosco, “Eu fugi da estética clássica do retrato, da composição onde o autor que coordena toda a cena do retrato. Acho que eu consegui, mesmo sendo uma pintura retratada a partir de um pintor, fazer com que os personagens estejam se auto afirmando. Eles estão em poses que eles mesmos criaram. Eles estão posando para si mesmo e para o público”.

Rafael Baron
Rafaela e Tatiana, 2021, de Rafael Baron

A exposição também nos convida a tirar selfies em dois espelhos instalados no espaço, a fim de reforçar o saturamento da reprodução de si. Há um jogo de linguagem presente na mostra, que vai do celular para a pintura e da pintura para o espelho. Ao mesmo tempo, é curioso perceber que a mostra se chama Selfie e o artista não apresenta nenhum autorretrato. Uma vez mais, seus personagens se reafirmam.

Rafael Baron
Vista da exposição Selfie, de Rafael Baron

Selfie

Local: Portas Vilaseca Galeria

Data: De 20 de novembro a 11 de janeiro de 2022

Endereço: Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support