Livros AQA: A History of Pictures for Children

Versão para crianças de best-seller de autoria do artista David Hockney e o crítico de arte Martin Gayford é prato cheio para crianças que se interessam tanto por arte quanto por tecnologia

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Tomando como ponto de partida um livro que se tornou um sucesso, o A History of Pictures, o artista David Hockney e o crítico de arte Martin Gayford decidiram fazer uma nova versão do volume, agora voltando-se para as crianças. A History of Pictures For Children busca trazer para os pequenos de forma bastante compreensível e magnética um panorama o desenvolvimento de imagens desde pinturas rupestres até a tela dos trablets e celulares que esta geração de agora está bastante acostumada! O livro, que ganhou o BolognaRagazzi New Horizons Award em 2019, é recomendado para leitores a partir dos oito anos de idade, sejam eles já interessados ​​em arte, ou fascinados pela tecnologia.

Os autores aparecem nas ilustrações do livro como se fossem guias para o leitor, que é colocado na imagem de uma criança de cabelo chanel e bermuda rosa! A presença de Hockney neste livro é a de um artista refletindo sobre como os artistas criaram seus trabalhos, enquanto Gayford fornece muitas informações sólidas sobre o desenvolvimento da mídia visual ao longo dos milênios. Ao longo do livro, o leitor é lembrado de que a arte é um continuum: um artista é influenciado pelo que os artistas anteriores fizeram e como o fizeram.



São 128 páginas nas quais são distribuídas 160 ilustrações. O livro está dividido em oito capítulos que vão trazendo questões para o leitor, respondendo uma por uma no desenvolver da escrita. Existe também uma linha do tempo ao final dos capítulos, que ajuda o leitor a se posicionar no espaço-tempo para uma melhor compreensão de cada período. Existe também um grande “highlight” nos “comos” são produzidas as imagens.

O volume também chama a nossa atenção para a forma com a qual o mundo é visto pelos humanos e o que ele contém de acordo com seu próprio ponto de vista, quer estejam criando ou olhando para a grande arte clássica ou imagens no Instagram. Como os artistas podem ter empregado as primeiras formas de tecnologia ótica, como a câmera obscura, ou desenvolvido novas técnicas de pintura e desenho.

Exemplos de artes visuais de todo o mundo, incluindo desenho, pintura, fotografia (estática e em movimento) estão aqui, enquanto as imagens de Rose Blake fornecem comentários visuais sobre o texto. Um livro suntuosamente ilustrado e desenhado, também é bem organizado.

Na linha do tempo, os autores cuidam de explicar as invenções que ajudaram ou mudaram a forma como as imagens são apresentadas. Há também um glossário que explica de forma nítida e direta os termos que podem ser novos para jovens leitores e há uma lista de ilustrações com suas datas, tamanho e onde podem estar visto.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support