3 individuais de mulheres artistas que valem a visita em Londres

Confira as dicas para quem for visitar a capital inglesa ou para quem quiser saber mais sobre o trabalho dessas três artistas

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Cold Dark Matter, 1991, Cornelia Parker.
Cold Dark Matter: An Exploded View, 1991, Cornelia Parker.

Esta semana trazemos três exposições de mulheres artistas que valem a visita. Em três mostras individuais e independentes entre si, as artistas apresentam seus trabalhos simultaneamente em Londres. Para quem for visitar a capital inglesa no próximo mês ou para quem simplesmente quiser conhecer os trabalhos dessas artistas, confira a nossa lista a seguir!

Cornelia Parker no Tate Modern 

A artista britânica Cornelia Parker é uma das mais aclamadas da arte contemporânea. Sempre movida à curiosidade, ela reconfigura objetos domésticos para questionar nossa relação com o mundo. Usando  transformação, diversão e storytelling, ela engaja o observador com problemas importantes de nosso tempo tais como violência, ecologia e direitos humanos. 

Em cartaz no Tate Modern, esta exposição reúne trabalhos icônicos da carreira da artista como Thirty Pieces of Silver, de 1988-89; Cold Dark Matter: An exploded View, de 1991; a imersiva War Room e Marga Carta, amabas de 2015; seu monumental trabalho de bordado, assim como seus filmes, desenhos, estampas e fotografias. Alguns dos trabalhos exibidos nesta mostra irão fazer parte da coleção fixa do museu, em diálogo com os trabalhos históricos a que eles fazem referência. 

Visitação: Até 16 de outubro de 2022. 

Emma Talbot na Whitechapel Gallery

 

Volcanic Landscape, 2022, Emma Talbot
Volcanic Landscape, 2022, Emma Talbot.

Emma Talbot é uma artista britânica e ganhadora da oitava edição do prêmio Max Mara para artistas mulheres, o único deste tipo no Reino Unido. Realizado em parceria com a Whitechapel Gallery, o prêmio concede à vencedora uma residência artística na Itália, durante a qual a artista tem a oportunidade de desenvolver um corpo de trabalho a ser posteriormente exposto na Whitechapel. Tendo vencido o prêmio em 2020, a exposição de Talbot estava marcada para 2021, o que provavelmente foi adiado em função da pandemia. Portanto, os trabalhos exibidos nesta exposição em cartaz agora são exatamente aqueles produzidos durante sua residência na Emilia Romagna. 

Talbot começou a focar exclusivamente em sua produção artística recentemente, já que antes precisava dar aulas para conseguir sustentar a família enquanto mãe solo. Seu trabalho é, talvez por sua experiência de vida, marcado por um feminismo latente e inerente a cada uma de suas obras. Os trabalhos recentes em exibição nesta mostra trazem uma ressignificação da mulher velha e madura, exaltando sua capacidade de passar por desafios, em uma espécie de alusão aos 12 trabalhos de Hércules. 

Visitação: Até dia 4 de setembro de 2022

llana Savdie no White Cube 

La Llorona, por detrás, 2022, Ilana Savdie.
La Llorona, por detrás, 2022, Ilana Savdie.

Ilana Savdie é uma artista colombiana que se mudou ainda adolescente para os Estados Unidos. Seu trabalho é fortemente inspirado pelo Carnaval anual de sua cidade natal, o que confere cores vibrantes às suas telas. Seus trabalhos também enfatizam a complexidade do carnaval como um momento durante o qual a “normatividade” é suspensa dando lugar ao mundo queer. Como artista queer, a pintura está, para Savdie, além da caracterização. É um suporte que permite a união de cores, texturas, gestos, linhas e superfícies transmitindo tensão como uma forma de explorar o corpo humano por meio das manipulações e reconfigurações imagéticas de suas obras.

Esta mostra, intitulada In Jest (que pode ser traduzido como “de brincadeira”), acontece no White Cube e é a primeira individual da artista em Londres. Nela estarão expostas as grandes telas coloridas da artista além de desenhos que exploram performance e excesso como formas de dissidência e resistência. 

Visitação: Até dia 11 de setembro de 2022

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support