Carpintaria apresenta oito novas obras de Janaina Tschäpe

Artista alemã-brasileira muda de técnica e passa a usar a tinta a óleo em seus trabalhos mais recentes

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Janaina Tschäpe, Grand Titan, 2021

Com a exibição de oito telas novas e inéditas, a Carpintaria, no Rio de Janeiro, inaugura um novo período da produção artística da artista alemã-brasileira Janaina Tschäpe. Intitulada FIRE just sparkles in the sky, a mostra apresenta ao público brasileiro as novas técnicas usadas pela artista, que colocou de lado os lápis de aquarela e o giz de cera e começou a usar os bastões a óleo, agregando mais maleabilidade e fluidez sobre a superfície, bem como uma ampliação de cores e possibilidades gestuais.

A mudança de material implica, ainda, um convite para que a pintura seja experimentada em sua estratificação visual. Por baixo dos riscos velozes e expressivos obtidos com os bastões, situam-se largas pinceladas de caseína, responsáveis por estruturar a pintura a partir de um aspecto aquoso e lúbrico que se contrasta com a textura impositiva do óleo. Tschäpe conjuga diferentes propriedades para construir um corpo pictórico singular que pende entre o etéreo e o palpável, o volátil e o imperativo: enquanto o óleo ostenta a capacidade de produzir tangibilidade sobre aquilo que inscreve, a caseína manifesta a transparência e o percurso dos gestos, além de tornar a experiência da cor mais diluída, de aspecto um tanto lavado.

Janaina Tschäpe, Grey Pink Mind, 2021

As telas expostas nesta exposição são abstratas e de grande porte. Diante das telas enormes, preenchidas de cores e texturas, o observador é convidado a mergulhar em sua própria memória, usando este recurso como processo imaginativo, do qual ele será capaz de abstrair sentimentos únicos e próprios. Segundo Pollyana Quintella, curadora da exposição, foi exatamente este o exercício feito em um primeiro momento pela artista: “Tschäpe não pinta apenas os restos dos mundos que viu, mas sobretudo o que reviu e o que transviu; aquilo que é capaz de rememorar, imaginar e fabular no espaço entre a mão e o olho”, explica ela. 

Janaina Tschäpe nasceu em Munique, na Alemanha, mas foi criada em São Paulo. Atualmente, a artista vive e trabalha em Nova York. Sua prática interdisciplinar se expande entre a pintura, desenhos, vídeos, esculturas e fotografia incorporando elementos da natureza e do humano navegando entre a fantasia, o abstrato e o representativo.

Serviço:

FIRE just sparkles in the sky

Local: Carpintaria 

Endereço: Rua Jardim Botânico 971 — Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil 

Data: 30 de abril a 18 de junho de 2022

Funcionamento: Terça a Sexta-feira das 10h às 19h. Sábados das 10h às 18h

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR