Exposição, com curadoria de Ayrson Heráclito e Daniel Rangel, traz quase 100 artistas

Encruzilhada promete ser a exposição do ano no MAM Bahia

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
TIAGO SANT´ANA – REFINO
Refino (2017) de Tiago Sant´Ana

Segunda-feira, segundo a cultura afrobaiana, é dedicada a Exú, por isso, não por acaso, o MAM Bahia escolheu esse dia (18 de abril) para a abertura da nova exposição que ocupa os espaços expositivos da Capela e do Casarão do Solar do Unhão.

Encruzilhada traz quase 500 obras e quase 100 artistas, propondo um diálogo entre o acervo moderno e contemporâneo do Museu e a Coleção de Arte Africana Claudio Masella do Solar do Ferrão. Na curadoria estão o prestigiado artista visual baiano, Ayrson Heráclito, e o curador do MAM, Daniel Rangel. 

Iwin-Igi (O espírito da árvore), 1997 – Mestre Didi

O nome da exposição faz referência ao local sagrado de oferenda para Exú, mensageiro entre o orum (céu) e o aiê (terra), a quem deve ser oferecido o primeiro agradado em qualquer ritual do Axé. 

Para Heráclito, a exposição apresenta uma dinâmica dialógica entre um vasto acervo de sujeitos criadores. “É uma reunião de artistas de diversos contextos históricos, sociais e raciais que articulam tensões na produção de visualidades, cuja centralidade dos seus interesses criativos é ativada a partir do universo das culturas afrodiaspóricas”, diz o curador. 

Segundo o curador Daniel Rangel – também ogã –, a proposta da mostra traz uma conexão material-espiritual espaço-temporal que busca revelar a potência da presença africana na produção artística brasileira, do modernismo ao contemporâneo. “Teremos também temas que transitam entre o sagrado e as emergências cotidianas, e ainda, referências estéticas e abordagens de cerca de 18 etnias provindas de diferentes regiões da África”, afirma Daniel.

Irmãs – Analia, Aurinha, Edite Estelita e Cezaria. Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte Cachoeira, 1992 de Adenor Gondin

Visitação: até 14 de agosto
Local: MAM Bahia
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comercio, Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 13h às 18h.
Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support