Fotografias da América Latina invadem as ruas de Nova Iorque

O Latin American Foto Festival, organizado pelo Bronx Documentary Center, apresenta fotos em banners e projeções externas que se ressaltam as questões sociais da região

Luisa Dörr e Jorge Panchoaga
Luisa Dörr e Jorge Panchoaga

Prepara: Artistas da América Latina e do Caribe irão dominar as ruas do sul do Bronx! Mas como assim? Explicamos: o Latin American Foto Festival, organizado pelo Bronx Documentary Center, geralmente ocorre parcialmente em ambientes fechados, com exposições nas próprias galerias do centro e em outros espaços que atualmente estão fechados. No entanto, este ano, aprendemos a ver muitos novos normais e, para os diretores da instituição, a nova regra parecia óbvia: se não podemos nos encontrar em locais fechados, vamos para a rua.

Neste ano, a fim de limitar a disseminação do coronavírus, as obras serão exibidas exclusivamente como banners e projeções externas em larga escala nas calçadas, jardins comunitários e exteriores de escolas em todo o bairro.Mais da metade da população do Bronx é de origem hispânica ou latina, e o formato urbano não convencional da exposição permite um profundo envolvimento e diálogos entre os artistas e seus arredores.

Luján Agusti
Luján Agusti

Com curadoria de Michael Kamber e Cynthia Rivera, a terceira edição do festival anual apresenta trabalhos de artistas que pesquisam questões sociais da região – como a fotógrafa porto-riquenha Adriana Parilla, cujas imagens refletem sua identidade afro-latino-americana ou o chileno Eric Allende, co-fundador da agência de documentários Migrar Photo, que registrou os recentes levantes do país. Vale conferir, ainda, as imagens de dor e beleza num país abalado pela pobreza e violência expressas pelo olhar da venezuelana Adriana Loureiro Fernández. A brasileira Luisa Dörr emoldura personagens dos rodeios brasileiros, enquanto o colombiano Jorge Panchoaga apresenta a série Detrás de la Montaña – uma jornada visual pelas comunidades indígenas do Valle del Cauca, no lado do país que encontra o Oceano Pacífico. Interessantíssimo também é o projeto Payasos de Coatepec, no qual Luján Agusti retrata os palhaços de Veracruz, México. Há, ainda, o coletivo COVID LATAM, de 18 membros, dedicado a documentar o impacto do vírus na América Latina. Se você não está em Nova York, poderá conferir uma série de painéis de discussão on-line, passeios e workshops virtuais. 

Milhares de residentes locais terão, portanto, contato com imagens de outros territórios que podem trazer reflexões diferentes ou a memória de suas próprias origens…e tudo a céu aberto tirando a arte das paredes brancas do museu. Uma belíssima forma de unir arte e vida.

Eric Allende
Eric Allende
Mapa das instalações fotográficas do Latin American Foto Festival 2020
Mapa das instalações fotográficas do Latin American Foto Festival 2020


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support