Museu Smithsonian dos EUA realiza versão totalmente online de seu Women Filmmakers Festival

A terceira edição do festival enfatiza os trabalhos de três artistas com origens migrantes e que possuem trajetórias de luta. São elas: Cecilia Vicuña, Coco Fusco e Mariam Ghani

Cecilia Vicuña, Semiya (Seed Song), 2015

É a terceira vez que o Smithsonian American Art Museum realiza o Women Filmmakers Festival (Festival de Mulheres Cineastas, em tradução livre), desta vez de forma completamente virtual. O evento é realizado todo mês de março desde 2017, em homenagem ao Mês Internacional da Mulher. Até o dia 21 de março, o público poderá participar de exibições de filmes das artistas que integram o festival e que serão realizadas no site do SAAM. Além de assistir aos filmes, o público também pode conferir conversas com as artistas, que ficam disponibilizadas posteriormente na plataforma.

Nesta edição de 2021, o festival é construído em torno do tema Her History Lessons, trazendo obras audiovisuais das artistas Cecilia Vicuña, Coco Fusco e Mariam Ghani, todas elas com biografias que atravessam percursos das migrações e que possuem em seu conjunto de obras uma relação de considerar o passado ao se tratar de questões que são urgentes no presente, considerando a ancestralidade e a História. Chilena, Cecilia vive e trabalha entre Santiago e Nova York. Já Mariam e Coco nasceram nos EUA, mas são de família afegã e cubana, respectivamente.

Coco Fusco, a/k/a Mrs. George Gilbert, 2004. Courtesy of Video Data Bank, www.vdb.org, School of the Art Institute of Chicago © Coco Fusco

Desta forma, todos os trabalhos das artistas que foram selecionados para fazer parte do festival têm em sua produção temas que percorrem histórias coloniais, repressões cometidas pelos Estados, malefícios causados pelas mudanças climáticas, dentre outros. Para participar, o público deve fazer inscrição clicando aqui. Os filmes e outras atividades ligadas ao evento são gratuitos, mas é necessário fazer o registro impreterivelmente.

Mariam Ghani, Still from Dis-Ease (in progress); archival image originally from the Italian Red Cross- Appeal for Tuberculosis, 1920, Wellcome Collection, London, UK. 

III (Virtual) Women Filmmakers Festival
Com filmes de Cecilia Vicuña, Coco Fusco, and Mariam Ghani
Data: até 21 de março
Local: No site do Smithsonian American Art Museum.