Novo filme de Pedro Almodóvar tem tela de Artemisia Gentileschi como protagonista

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

No meio de uma crise cinematográfica como nunca vista antes  – o sucesso do streaming e o isolamento social ameaçam as salas de cinema -, o Festival de Cinema de Nova York abriu de um jeito diferente: os filmes podem ser vistos online ou em espaços abertos pela cidade. Além da aguardada estreia de Small Axe, dirigida pelo artista Steve McQueen, o evento também é palco da inauguração de outro filme que os art lovers vão amar:  a atriz britânica Tilda Swinton é a protagonista do curta-metragem intitulado La Voz Humana – primeiro filme de Pedro Almodóvar em inglês – que estreou no Festival de Veneza.  

Em 1988, o cineasta espanhol ganhou fama mundial ao escrever e dirigir o filme Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. A trama de uma atriz que tentava o contato com o amante desaparecido e ao receber sua ligação devastadora entra numa densa espiral era inspirada na peça do poeta francês Jean Cocteau, A Voz Humana, escrita no final dos anos 1920. Mais de três décadas depois, Almodóvar voltou ao texto original para uma adaptação mais literal. O curta de 30 minutos homônimo à peça de Cocteau foi gravado na Espanha durante a pandemia e após o fim da quarentena no país.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é collage_fotor-1024x1024.jpg
Tilda Swinton em La Voz Humana usando look da coleção Spring/Summer 2020 da Balenciaga

Tilda interpreta a mulher que espera a visita de um amante há três dias.  Quando o homem aguardado liga para o celular dela, o monólogo da protagonista, que atua sozinha, começa. Como todos os outros filmes de Almodóvar há uma estética bold não passa despercebida, principalmente para os amantes de arte, design e moda.   O cenário assinado pelo diretor de arte Antxón Gómez e figurino que traz um vestido de  Sonia Grande,  são dramáticos e dialogam entre si dialogam em um constante jogo de cores, formas e emoções. Gómez, vale lembrar, trabalha há muitos anos com o cineasta e, em 2010, chegou a fazer um leilão com 6 mil peças que já estiveram nos cenários dos emblemáticos filmes de Almodóvar cuja estética é inconfundível.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1200px-artemisia_gentileschi_-_sleeping_venus.jpeg
Vênus e Cupido de Artemisia Gentileschi

Na cena principal, Tilda usa um look vermelho que foi apresentado da coleção Spring/Summer 2020 da Balenciaga que conversa com uma tela de Artemisia Gentileschi. Vênus e Cupido foi pintada em 1626 e hoje está no Museo de Bellas Artes da Virgínia, nos Estados Unidos. Trata-se de uma representação da Vênus adormecida, reclinada sobre uma colcha azul e um rico travesseiro vermelho forte, brilhante e profundo  – como do figurino – com bordas douradas. Ela não usa roupas, exceto uma fina camada de linho transparente em volta da coxa, e o  Cupido a abana com penas de pavão ricamente coloridas enquanto ela adormece. Ao fundo, uma janela através da qual se avista uma paisagem à luz da lua onde se encontra um templo feito para a deusa. O rosto de Vênus tem bochechas cheias, pálpebras pesadas, nariz proeminente e um queixo pequeno e proeminente – todas as características do rosto da própria Gentileschi.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é artemisia_gentileschi_selfportrait_martyr.jpg
Autorretrato de Artemisia Gentileschi

Trata-se, portanto, de um autorretrato e isso é bastante significativo para entender o filme e a escolha da tela. Artemisia foi uma importante pintora barroca italiana com uma história de sucesso e, ao mesmo tempo, de tragédia – bem no espírito de Almodóvar.  Considerada hoje uma das mais bem-sucedidas pinturas de sua época, ela foi incentivada a pintar desde sua infância por seu pai Orazio Gentileschi, que era um famoso pintor da cidade de Pisão. Artemisia tornou-se a primeira mulher a ser membro da academia de pintura de Florença. No entanto, passou a vida perseguida e torturada pelo estupro de seu mestre Agostino Tassi, quando tinha apenas 18 anos.  Artemisia precisou continuar a ter um relacionamento com Tassi, na esperança de que um casamento com ele viesse a restaurar sua reputação diante da sociedade, mas ele voltou atrás com a promessa de se casar com ela. Orazio acusou  Tassi pelo abuso e também alegou que ele havia roubado o quadro Judite decapitando Holofernes de sua propriedade. O principal assunto no julgamento estava relacionado com a virgindade de Artemisia. Se ela não fosse virgem antes do estupro, sua família não tinha direito a prestar queixa. Tassi foi condenado mas nunca cumpriu pena. 
Felizmente hoje a artista não é lembrada pela vida cheia de adversidades e sim pelo seu talento.  Fortemente influenciada por Caravaggio, ela investiu emtemas bíblicos que envolvessem personagens femininas. No entanto, começou a ganhar fama com as pinturas de retrato – sempre aproximando-se do realismo e usando a dramática técnica do chiaroscuro, caracterizada por um conjunto de contrastes estabelecido pelo uso de cores claras e escuras.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 02-la-voz-human.jpg
Tilda Swinton em La Voz Humana
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support