Playlist AQA: Sofia Borges

A sinestesia é uma condição bastante importante para o fazer artístico da artista e curadora Sofia Borges. O som, portanto, não pode faltar. Ela é a nossa convidada desta edição do Playlist AQA! Nossa 33ª seleção musical feita por um artista é ainda mais especial justamente por causa dessa questão particular para a artista, onde existe uma projeção bastante valorosa nos sentidos. E, sabemos, um sentido sempre desencadeia outro. É muito comum ouvir uma música e lembrar de algo que acabe nos rementendo a um cheiro, a um toque, a uma imagem…

Desta forma, Sofia cedeu ao ARTQUEACONTECE uma playlist que preparou especialmente para um studio visit ao seu ateliê que está hospedado no site da galeria Mendes Wood DM, pela qual é representada no Brasil. As interconexões sinestésicas, diz o texto que acompanha a visitação “fazem do estúdio uma extensão da própria artista – seu estúdio está intrinsecamente conectado ao seu trabalho”.

A grande maioria das músicas presentes na playlist da artistas são apenas instrumentais, o que mostra um desejo da artista de provocar uma ambientação bem pujante no espaço. Nota por nota preenchendo o local.

Algumas dessas músicas, inclusive, são ligadas a trilhas sonoras de produções do cinema ou da TV, como é o caso de The Departure, de Max Richter, de um disco feito especialmente para a série The Leftovers; e de The Poet Acts, de Phillip Glass, da trilha sonora de filme dedicado à Virgina Woolf, The Hours.

Ouça a playlist completa abaixo: