Vivian Caccuri e Gustavo Von Ha formam duo e apresentam trabalho inédito pelo mundo

A dupla desmembra a estética do estilo musical sertanejo, traçando os paralelos que existem entre ele e as questões políticas que permeiam o país nos dias atuais

Foi em meio à quarentena que os artistas brasileiros Vivian Caccuri e Gustavo Von Ha decidiram trabalhar juntos e agora formam um duo de artistas, chamado “Vivian & Gustavo”. O “&” vem muito a calhar, seguindo uma moda sertaneja, que é ponto de interesse principal da pesquisa que realizam. Nesse sentido, os artistas “estão criando e refletindo sobre a enorme influência cultural e política da música sertaneja, gênero que domina as rádios e a maioria das posições das músicas mais ouvidas nos últimos dez anos no Brasil”.

Eles apresentam agora um vídeo inédito da websérie “Vivian & Gustavo”, co-comissionado pela Yerevan Biennial Art Foundation para a Yerevan Biennial 2020/2021, na Armênia, e para o festival de arte sonora DYSTOPIE, que acontece em Berlim. Já outro vídeo, intitulado “Doneness” estreou no DAZ Festival, em Zurique, no último dia 28.

“A música sertaneja está longe de ser somente uma indústria musical, agora a maior indústria musical do Brasil. Ela é muito mais do que isso, é um estilo de vida e uma filosofia bem definidos, e essa alta-definição contribui muito para o seu sucesso”, diz Caccuri, que pesquisa a questão há algum tempo, sendo musicóloga formada pela UFRJ. “Mal começamos essa parceria e o interesse foi enorme, já que o tema explica muito o que é o Brasil de 2020, e o mundo quer entender melhor”, diz Gustavo.

Os artistas observam como o estilo musical tem influencia nas questões políticas do país, sendo gerador de toda uma estética que permeia a extrema-direita. Segundo Gustavo, eles fazem uma triangulação dessa questão com o Atlântico e a Europa, mostrando um Brasil que é desconhecido por muitos, que ainda têm no imaginário o país do samba e do futebol, por exemplo. Ele conta que muita gente ficou espantada ao ver os vídeos ao perceber um Brasil que “não é mostrado lá fora”.

Na websérie “Vivian & Gustavo”, também é apresentada a cantora Alice Marcone, uma das principais artistas do queernejo. Ela tem, na produção, um lyric video feito pelos artistas de seu primeiro hit, intitulado “Noite Quente”.