Artistas mulheres unidas na luta pelo aborto legal e seguro

A fim de angariar recursos e promover o aborto seguro, 49 artistas mulheres vendem trabalhos por R$250 no Arte, substantivo feminino

Arte, substantivo feminino
Método anticoncepcional, de Julia Debasse, Arte, substantivo feminino

Com a finalidade de angariar recursos e promover o Milhas pela Vida das Mulheres, no ano passado nasceu a primeira edição do Arte, substantivo feminino, em parceria com a Potência Ativa; uma articulação de projetos de arte de impacto social que visa um mundo mais justo idealizado por Maira Marques, Gabriela Davies e Paula Borghi. O projeto teve como ponto de partida uma venda online de impressões fine arte de 23 artistas, como Rosângela Rennó, Val Souza, Juliana dos Santos, Lenora de Barros e outras pelo valor único de 200 reais cada. Posteriormente, ocupou a parede da A Gentil Carioca, ganhou o edital de curadoria da ApexART 2021, realizou uma mesa sobre arte e aborto pela Framer Framed e hoje comercializa a Coleção Pela Vida das Mulheres, uma edição de 10 caixas com as 23 fotografias assinadas e numeradas.

Arte, substantivo feminino
Coleção Pela Vida das Mulheres, em destaque trabalho de Lenora de Barros, Arte, substantivo feminino

Este ano, a segunda edição do Arte, substantivo feminino aumentou para 49 o número de artistas participantes. Como explica a curadora Maíra Marques, “A primeira edição do Arte, substantivo feminino foi muito importante para levantar, além de recursos, a cortina que cobria a urgência do debate sobre a descriminalização do aborto. Nesta segunda edição, voltamos a investir na pluralidade das participantes: são como artistas em diferentes estágios de carreira, pesquisa e atuação, como a jovem Marta Supernova, a muralista Priscila Barbosa e a disputada Mariana Palma. Adriana Varejão e Marta Jourdan trazem, com muita sensibilidade, obras inéditas e desenvolvidas especialmente para a ação. E também contamos com uma curadoria especial do projeto Artistas Latinas”.

Arte, substantivo feminino
A carne é minha, de Adriana Varejão, Arte, substantivo feminino

Os trabalhos podem ser adquiridos de forma online na loja do Milhas pelo valor único de 250 reais cada. As vendas ficam no ar até dia 31 de dezembro. Uma ótima oportunidade para adquirir um trabalho de arte por um valor muito abaixo do mercado e concomitantemente ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a abortarem de forma legal e segura.

Arte, substantivo feminino
Maria Nepomuceno, Arte, substantivo feminino

Milhas pela Vida das Mulheres é uma organização que ajuda mulheres a terem acesso ao aborto legal e seguro, auxiliando aquelas que queiram interromper uma gravidez indesejada sobre seus direitos no Brasil ou em países vizinhos com leis mais amplas. Milhas ajuda com informações, orientações jurídicas e financiamento parcial ou total da viagem de mulheres em vulnerabilidade socioeconômica dentro do país ou para países vizinhos.