Artistas se unem para tentar salvar o Pantanal

Jonathas de Andrade, Virginia de Medeiros Alex Cerveny e Bené Fonteles estão entre os artistas que criaram o projeto que formará brigadas de incêndio e terá uma residência artistica

 Amanda Melo da Mota
Amanda Melo da Mota

As queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. A situação é alarmente, mas muitas pessoas se sentem de mãos atadas, sem saber o que fazer para ajudar. Eis que surge uma chance!

O Projeto Pantanal Agora é uma ação vinculada a uma proposição artística intitulada “Artista Brigadista” que visa a formação de duas brigadas de incêndio tornando os artistas participantes em brigadistas junto com representantes da comunidade ribeirinha. Ao final do treinamento, 14 EPIs (trajes de proteção individual de brigadista) e equipamentos de combate a incêndio florestal serão doados para os futuros brigadistas pantaneiros. Além disso, do projeto nascerá uma residência artistica experimental coletiva. A ideia é instigar experiências sistêmicas e fenomenológicas relacionadas à terra queimada com o apoio logístico do Instituto Acaia Pantanal. 

Por se tratar de uma iniciativa de curadores e produtores independentes e um grupo de artistas, o projeto terá apoio local da ONG ECOA para a formação coletiva de brigadistas. Para custear os equipamentos de segurança individual e produção, o grupo pretende promover uma série de ações de financiamento coletivo. Entre elas, está a vende de algumas obras dos artistas participantes. Alice Lara, Amanda Melo da Mota, Elilson, Jonathas de Andrade, Luciana Ohira, Sérgio Bonilha Rag, Santidio Pereira, Virginia de Medeiros irão atuar em campo, enquanto Alex Cerveny e Bené Fonteles trabalharão remotamente. 

A seleção a seguir algumas obras doadas pelos artistas participantes para levantamento de recursos para o Projeto Pantanal Agora. Todas estão com descontos para incentivar sua aquisição e 100% do valor arrecadado será destinado ao projeto. Para mais dealhes, confira o site ou Instagram do projeto ou mande email para projetopantanalagora@gmail.com

Virginia Medeiros
Virginia Medeiros
Bené Fonteles
Bené Fonteles
Alice Lara
Alice Lara