David Almeida ganha sua primeira individual na Galeria Millan

Obras de pequeno e grande formato compõem investigação do artista brasiliense sobre o espaço

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Com curadoria de Pollyana Quintella, a Galeria Millan abre no próximo dia 22 de janeiro Arriba do chão. Com obras de David Almeida (Brasília, DF, 1989), a exposição oferece um passeio por cidades e paisagens brasileiras e coloca em evidência os conceitos de memória e corpo. A mostra inaugura a programação da galeria em 2022 e contempla pinturas de pequeno e grande formato em suportes como linho, algodão e madeira, monotipias e cerâmicas produzidas entre 2021 e 2022 por Almeida.

'Corta céu', 2021, David Almeida; foto Ana Pigosso
Corta céu, 2021, David Almeida; foto: Ana Pigosso

A pesquisa do brasiliense transita entre várias mídias, como desenho, performance e fotografia, mas encontra sua principal vazante na pintura. Sua investigação artística está centrada na noção de espaço e nos possíveis trânsitos percorridos pelo corpo: o espaço íntimo, o espaço social urbano e a paisagem — real ou imaginada. 

'Fortaleza chuvosa', 2021, David Almeida; foto Ana Pigosso
Fortaleza chuvosa, 2021, David Almeida; foto: Ana Pigosso

Segundo o artista, em entrevista ao Prêmio Pipa — para o qual foi indicado em 2018 —, seu processo de criação começa nos lugares por onde anda e termina no ateliê e, suas obras, dessa forma, apresentam também um vínculo de memória com os espaços que o interessam. As paisagens que poderão ser vistas na exposição mesclam, por exemplo, lugares como Cidade Tiradentes, Chapada dos Veadeiros, as matizes do cerrado e a reserva biológica de Contagem.  

'Céu para Pedro', 2021, David Almeida; foto Ana Pigosso
Céu para Pedro, 2021, David Almeida; foto: Ana Pigosso

Recém-selecionado para participar da residência Residency Unlimited, em Nova York, Almeida já expôs (entre individuais e coletivas) em Barcelona, Estocolmo, Cincinnati, Brasília, Rio de Janeiro e outros. É representado pela galeria Millan desde janeiro de 2020. 

'A partida de Agnes', 2020, David Almeida; foto Ana Pigosso
A partida de Agnes, 2020, David Almeida; foto: Ana Pigosso

Arriba do chão 

Data: 22 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022

Local: Galeria Millan

Endereço: rua Fradique Coutinho, 1.360

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h

Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support