Diáspora Africana é tema central em mostra na National Gallery of Art

Uma das mais importantes instituições de arte dos Estados Unidos recebe a mostra Histórias Afro-Atlânticas, apresentada em 2018 no Brasil

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Exposição Histórias Afro-Atlânticas, National Gallery of Art

A exposição Histórias Afro-Atlânticas apresenta mais de 130 trabalhos usados para narrar a história da diáspora dos povos africanos e falar sobre os rumos que eles tomaram e os desafios que enfrentaram. Abordando temas sensíveis como os horrores da escravidão e a segregação racial e social, a mostra coloca sob um único holofote uma história que pertence a vários países e continentes.  

A história dos povos afrodescendentes foi raramente colocada em destaque em museus e galerias mundo afora, o que faz desta exposição um evento não só memorável mas de extrema importância. A exposição que está na National Gallery of Art é uma versão reduzida da enorme mostra homônima realizada em 2018 em uma parceria entre o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Instituto Tomie Ohtake. Aqui, havia mais de 450 trabalhos. 

Obras em exibição na mostra Historia Afro-Atlânticas

Entretanto, mesmo que de forma reduzida, o objetivo continua sendo igualmente épico e sua importância igualmente relevante. A composição do acervo da exposição é extremamente variada, o que a torna muito rica pois estabelece diálogos entre tempos, nações e movimentos artísticos distintos. Obras de artistas como Frans Post e John Philip Simpson estão ao lado de outros como Glenn Logon, Zanele Muholi, Barrington Watson, Paulo Nazareth e Frank Bowling. 

A vice-presidente Kamala Harris admira uma das obras em exibição

Um dos eventos que antecedeu a abertura oficial da exposição contou com a presença da vice-presidente norte-americana Kamala Harris, que elogiou efusivamente o seu potencial educacional, ressaltando o ineditismo da exposição em uma instituição como a National Gallery of Art. 

Serviço:

Afro-Atlantic Histories

Local: National Gallery of Art, West Building 

Endereço: 6th St and Constitution Ave, Washington, DC (Estados Unidos)

Data: 10 de abril a 17 de julho de 2022 

Funcionamento: Segunda a domingo das 10h às 17h 

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support