Pipa 2022 Prize exhibition opens at Paço Imperial, in Rio de Janeiro

Collective Collectors, Josi, UÝRA and Vitória Cribb present more than 30 works at Terreiro do Paço Imperial

Vozes contra o Racismo
“Vozes contra o Racismo” – Coletivo Coletores

Abre hoje, dia 1º, a mostra da décima terceira edição do Prêmio Pipa apresentando os quatro vencedores entre os 61 indicados. O intuito é dar visibilidade a artistas com até 15 anos de carreira, cujas produções fossem representativas num país tão plural como o Brasil. 

O Collective Collectors exibe uma vídeo-instalação em NFT chamada Histórias que não ninam além de ocupar os espaços externos com um trabalho em videomapping na fachada do prédio colonial e estacionar um led truck na Praça XV, após circular pela cidade do Rio com uma das projeções Não retornados. 

Josi exibe algumas esculturas de cerâmica e uma série de pinturas com a técnica original desenvolvida por ela: o uso de água de feijão preto sobre papel e tecido. Ela também utiliza goma de farinha de trigo e terra em seus desenhos, além de trazer como suporte a peneira e o quarador de madeira para as pinturas.

UÝRA traz um pouco da floresta Amazônica para o Imperial Palace a partir de bandeiras com fotos do dossel (cobertura das árvores da floresta). Nos tecidos, o público pode ver os animais que habitam a Amazônia, por meio do desenho feito pelas folhas das árvores.

Por fim, Vitória Cribb apresenta uma instalação pensada especialmente para o Paço Imperial, com o  filme @ilusão (2020). Na obra, a repetição imagética reflete sobre o estado de ânsia, estresse, cansaço e solidão que nos acomete ao interagir com o outro, principalmente no meio digital, por conta do algoritmo e do engajamento constante. A ideia da artista é “incorporar um ambiente contemporâneo digital sob uma arquitetura colonial marcada pela violência e exploração de grupos marginalizados”.

Além de trabalhos dos premiados, o Instituto PIPA apresenta no Terreirinho, espaço em frente ao Terreiro, obras comissionadas e adquiridas nos últimos anos. São trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA: Eduardo Berliner, Leticia Ramos, Romy Pocztaruk, Ilê Sartuzi, Denilson Baniwa e Isael Maxakali.

Service

Prêmio PIPA 2022: Exposição dos Premiados and Aquisições Recentes: Coleção Instituto PIPA

Location: Imperial Palace
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: De 1º de setembro a 30 de outubro de 2022
Funcionamento: De terça a sábado e feriados, das 12h às 17h.
Ticket: Free

PageReader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
en_US