Ernesto Neto abre individual na Tanya Bonakdar Gallery, em Nova York

Com obras imersivas e sensoriais, Ernesto Neto convida os visitantes a participar de suas obras e a experienciar o contato com a natureza

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Earthtreelifelove, 2022, Ernesto Neto

Cores vibrantes, texturas, sons e fragrâncias e materiais naturais são algumas das características quase onipresentes na obra do artista carioca Ernesto Neto. Destacando-se como um dos artistas mais importantes de sua geração, suas instalações imersivas garantem uma experiência para além da estética. 

Suas principais referências foram movimentos como o neoconcretismo brasileiro do final da década de 1950, a escultura minimalista dos Estados Unidos da década 1960 e a Arte Povera italiana do início da década 1970. Inspirando-se no trabalho de artistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark, Neto vêm criando um expressivo corpo de trabalho desde 1990, ganhando notoriedade internacional e expondo suas obras em importantes galerias do mundo. 

Detalhe Earthtreelifelove, 2022, Ernesto Neto

A Tanya Bonakdar Gallery de Nova York inaugurou, no último fim de semana, a mostra individual Entre a Terra e o Céu , coposta por obras inéditas do artista ficarão em exibição até meados de junho. No piso inferior da galeria, está a instalação Earthtreelifelove, resultado da pesquisa de Ernesto sobre as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, entidades inseparáveis de acordo com o olhar do artista.  

Steps and Leaves, 2022, Ernesto Neto.

A obra é formada por um tapete de crochê de algodão com formações espirais que representam a terra e o oceano. No topo da escultura o céu está representado e folhas caem de uma árvore, destacando o ciclo natural da vida. Os visitantes são convidados a tirar os sapatos, deitar no carpete para entrar em um momento meditativo em contato com a natureza. Em Steps and Leaves, mais de 520 formações em nós de algodão estão presos diretamente nas paredes da galeria principal, representando os passos humanos se movendo pela terra. 

Lifecommunity, 2022, Ernesto Neto.

No segundo andar da galeria, Ernesto Neto criou um jardim escultural sob a luz do céu composto por especiarias, adubo, seixos, solos e plantas. Assim, o artista convida os visitantes a plantar o jardim em uma apresentação especial na qual eles podem se conectar com a natureza e uns com os outros. Com esta obra, o artista desafia a característica estática da escultura e desenha uma conexão entre o corpo humano e seu trabalho. 

Serviço:

Entre a Terra e o Céu

Local: Tanya Bonakdar Gallery 

Endereço: 521 West 21st Street New York, NY 10011

Data: De 14 de maio a 16 de junho de 2022

Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h. 

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support