Festival abre espaço para jovens fotógrafos contemporâneos

O Festival Photothings realiza feira presencial e programação paralela online intensa agora no mês de junho

Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Fábio Setti
Detalhe de obra da série Afeto (2020) de Fábio Setti

Abre amamhã o Photothings, projeto que nasceu apenas como feira em 2015 promovendo a produção autoral fotográfica contemporânea. Neste ano, pela primeira vez ocorre em formato expandido de festival que contempla uma programação intensa com cursos, leituras de portfólio, conversas com profissionais das artes visuais e especialistas da área, além da exibição de documentários.

A feira é uma realização da Porto de Cultura e acontecerá no espaço da Unibes Cultural em São Paulo nos dias 4 e 5 de junho, com mais de 40 expositores, enquanto a programação paralela será no ambiente online. Além disso, dez ensaios fotográficos selecionados por um júri terão seus trabalhos expostos na estação Paraíso do Metrô de São Paulo, durante todo o mês. Entre os selecionados, cinco serão contemplados com a produção de um fotolivro autoral produzido pela Porto de Cultura, com projeto gráfico da fotógrafa e designer Maristela Colucci, e lançamento durante a feira presencial. 

Daniela Pinheiro
Nhak-krarati (2022) de Daniela Pinheiro

Dedicado aos artistas visuais que possuem a fotografia como suporte para seu trabalho, o Festival tem a intenção de promover uma geração de artistas pouco conhecidos, e assim expandir as oportunidades de acesso ao mercado de arte. A idealizadora, Marly Porto comenta: “Com tanta facilidade hoje por meio da comunicação virtual, vejo como um processo natural a migração de trabalhos artísticos, hoje confinados e dependentes do reconhecimento de galerias, para espaços mais amplos, com a possibilidade de trocas e debates entre o autor e seu público, sem intermediações”. 

Anna Paola Guerra
Série Dobra (2022) de Anna Paola Guerra

Serviço 

Festival Photothings

Local: Unibes Cultural
Endereço: R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Data: 04 e 05 de junho
Funcionamento:  Das 12h às 19h
Ingresso: Grátis

Programação

Dia 4 de Junho – Sábado
14h às 15h – Lançamento do fotolivro Quem dera vontade só minha fosse, do fotógrafo Nego Jr. editado pela Porto de Cultura.

15h às 16h30 – Bate papo com Marcelino Melo (Nenê), fotógrafo aéreo, educador e artista plástico e a multiartista, jornalista, diretora criativa e arte, fotógrafa e documentarista Fernanda Sousa.  

17h30 às 19h – Bate papo entre a fotógrafa Tina Gomes e o curador Marcos Varanda.

Dia 5 de Junho – Domingo

14h – Lançamento da Coleção Photothings de fotolivros com a presença dos artistas Daniela Pinheiro, Fábio Setti e Luiz Baltar, selecionados em 2022, ao lado de Daniel Eduardo, Léu Britto e Rogério Vieira, fotógrafos selecionados em 2021.

15h às 16h – Vamos passar um vídeo sobre o trabalho do Valdemir Cunha e também o documentário Fogo e fé: Pantanal ameaçado, de José Medeiros. Depois eles seguem com um bom bate papo.  

16h15 às 17h – Lançamento do livro COREO(CODES) da bailarina, coreógrafa, performer e artista docente Patrícia Machado e do artista visual, professor de cinema e fotografia, curador independente Tom Lisboa. Tom foi um dos artistas selecionados pelo Festival Photothings 2022.

17h30 às 19h – ARCHIPELAGO, com a participação do fotógrafo e editor Roberto Linsker e da fotógrafa Maureen Bisilliat. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR