Filmes AQA: The Last Vermeer

Baseado em fatos reais, o drama de tribunal transforma-se em uma interessante crítica ao mercado de arte

The last vermeer
The last vermeer

Quem define o que é uma boa obra de arte? Por que alguns têm o poder de separar um pintor gênio de tantos outros considerados medíocres?  Eles podem errar? Baseado em fatos reais, o filme The last vermeer é mais do que uma história de mistério na Holanda do pós-guerra: a narrativa dirigida por Dan Friedkin nos faz repensar sobre os sistemas das artes visuais e sobre no papel decisivo de alguns agentes, como os críticos de arte e os diretores de museus.   

Acusado de vender, aos nazistas, uma suposta tela de Johannes Vermeer,  um dos mais memoráveis artistas da Holanda, o artista Han Van Meegeren entra numa instigante jornada com o capitão Joseph Piller para provar ( ou não) sua inocência. Piller, vivido por Claes Bang – A.K.A. The Square e Tudo Pela Arte -, é um holandês trabalhando com o exército canadense, após a queda da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, repatriando pinturas e esculturas roubadas pelos nazistas.

The last vermeer
The last vermeer
Jesus and the Adulteress, Han Van Meegeren
Jesus and the Adulteress, Han Van Meegeren

Uma adaptação do livro The Man Who Made Vermeers, de Jonathan Lopez, o filme abre com a descoberta da tela escondida por Hermann Göring: “Jesus and the Adulteress” é rapidamente atribuída como uma obra pouco conhecida de Vermeer ( o artista produziu muito pouco)  e logo é pendurada nas paredes do Museu Boijmans Van Beuningen, onde permanece até hoje. Piller é designado para rastrear quem a vendeu aos nazistas e rapidamente chega no nome do excêntrico Van Meegeren ! A venda de uma preciosidade nacional para os alemães teria consequências duras: qualquer pessoa que tivesse colaborado com o inimigo deveria ser fuzilado em praça pública. Por isso, o capitão fica intrigado com a possibilidade de estar incriminando um inocente. 

Van Meegeren (interpretado por Guy Pearce, que também incorporou Andy Warhol) era um cara sedutor, querido, boêmio  e, algumas vezes um tanto , arrogante, mas ele estava numa coisa: muitos gênios podem passar despercebidos pela História da Arte. Seria ele um deles?

ONDE? The last Vermeer pode ser alugado pela GooglePlay

The last vermeer
The last vermeer
The last vermeer
The last vermeer