Hauser & Wirth apresenta retrospectiva do trabalho de Luchita Hurtado

Série Sky Skin da artista venezuelana, que faleceu em 2020 pouco antes de completar 100 anos, é foco da exposição em Londres

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Sem título, Luchita Hurtado, 1977.

As obras do primeiro período da produção de Luchita Hurtado são inconfundíveis. Imagine estar nu e olhar para baixo, encostando o queixo no colo, é este o enquadramento da maioria das pinturas de Hurtado do início da década de 1970. Nesta mostra em cartaz na Hauser & Wirth de Londres, entretanto, o período e o enquadramento das obras da artista é outro: o contrário. Com obras raramente exibidas, a galeria londrina convida o visitante a conhecer a série Sky Skin, na qual a artista inverte seu ponto de vista. A sensação agora, é que o observador está  olhando para cima, bem no alto, com a nuca quase encostada nas costas.

Mask, Luchita Hurtado, 1977.
Mask, Luchita Hurtado, 1977.

O céu é a figura central em observação nesta série. O azul do céu, as nuvens, penas que parecem estar caindo na direção do observador e, às vezes, o sol radiante lá em cima. Outro traço comum às pinturas desta série, são as formações onduladas que emolduram o céu, que inclusive remete às formas do corpo humano que eram observadas nas pinturas anteriores. O vai e vem que antes era formado por barriga, seios, coxas é, agora, formado por este relevo misterioso que se faz presente. Olhando estes trabalhos, às vezes, dá a impressão que o observador caiu em um buraco fundo, de onde olha para cima enxergando o céu e as paredes do buraco que se estendem à sua volta. 

Luchita Hurtado nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1920 e viveu até quase completar 100 anos, tendo falecido poucos meses antes, em agosto de 2020. Sua produção foi fortemente inspirada pela relação do corpo, sobretudo do corpo feminino, com os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, que sempre estiveram presentes em suas obras. Apesar de possuir um talento inegável para as artes plásticas, Hurtado se dedicou aos seus casamentos e à criação de seus filhos e, portanto, sua vida artística foi se moldando em torno de sua vida pessoal. Durante a maior parte de sua vida, sua obra não foi amplamente difundida, apesar de ser conhecida. Isso mudou na última década de sua carreira, quando o antigo gerente do estúdio de seu marido descobriu uma série de trabalhos dela expondo-os em numerosos eventos que lhe atribuíram a devida visibilidade. 

Serviço:

Luchita Hurtado

Local: Hauser & Wirth 

Endereço:  23 Savile Row, London W1S 2ET, Reino Unido

Data: De 13 de maio a 30 de julho de 2020

Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 18h 

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support