Inhotim estreia no universo dos podcasts

Tempo é o assunto do primeiro episódio do Inhotim Podcast, que tem participação de nomes como Ayrson Heráclito e Marcelo Gleiser

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Ao que indica o primeiro episódio do Inhotim Podcast, o museu terá sucesso na missão de “partir do Inhotim para pensar as relações com o mundo”, proposta principal do novo projeto segundo o material de divulgação. 

Da mesma forma que a árvore Tamboril guia a expansão do instituto, como descobrimos no episódio, a experiência no Inhotim irá guiar diálogos e reflexões sobre tempo, horizontes, deslocamentos, realidades, sinestesia e chão — assuntos dos seis episódios que irão compor a primeira temporada, chamada de Território Específico. 

Sonic Pavilion, 2009, Doug Aitken; foto: Carol Lopes
Sonic Pavilion, 2009, Doug Aitken; foto: Carol Lopes

Temas amplos, possíveis de serem abordados por diferentes perspectivas. Mas são a botânica, a arte e a ciência que devem nortear essas discussões entre funcionários do Inhotim e convidados.  

Território Específico #1: Tempo estreou no último dia 27 e os outros eps serão lançados semanalmente, sempre às quintas, nas plataformas de podcast e no canal do Inhotim no YouTube. 

Galeria Adriana Varejão em Inhotim; foto: João Kehl
Galeria Adriana Varejão em Inhotim; foto: João Kehl

Neste primeiro ep, entre sons do pisar na terra, Sabrina do Carmo, bióloga e coordenadora de Jardim Botânico no Inhotim, fala sobre o tempo das plantas. O artista Ayrson Heráclito discorre sobre a temporalidade nas culturas de matriz africana e o conceito de passado, presente e futuro entrelaçados, ideia que o influenciou em seu último trabalho, Juntó

A artista e pesquisadora Raquel Garbelotti fala sobre a necessidade da passagem do tempo para que sua obra A Clareira (2000), feita na fazenda que depois se tornaria o Inhotim, adquirisse significado. Hoje, o trabalho integra a mostra coletiva Deslocamentos, em cartaz na instituição. 

A Clareira (2000), Raquel Garbelotti

O físico Marcelo Gleiser discorre sobre imortalidade, os mistérios que envolvem o tempo e como é possível viajar para o futuro, mas não para o passado. Zaika dos Santos, multiartista, cientista e pesquisadora, aborda África Futurismo, afrofuturismo, arte e música.

Por fim, o tempo medido por silêncios, ausências e intervalos é o tema trazido por César Timóteo, gerente do Educativo do Inhotim e maestro da Escola de Música do museu.

Bárbara Colen nos bastidores do Inhotim Podcast; foto: Rennan Otto
Bárbara Colen nos bastidores do Inhotim Podcast; foto: Rennan Otto

O podcast é narrado por Barbara Colen, atriz mineira de filmes como Bacurau e Aquarius, e realizado em parceria com a rádio Novelo, responsável pelos bem-sucedidos Praia dos Ossos e Foro de Teresina. O projeto faz parte do Território Específico, eixo de pesquisa que orienta a programação do Inhotim no biênio 2021/22. Essa pesquisa, inspirada nos estudos do geógrafo brasileiro Milton Santos, traz o conceito de território a partir de suas diferentes escalas de processos e fronteiras. 

Depois de 35 minutos ouvindo, pensando e vivendo o tempo, fica a dúvida se ele parou ou passou mais rápido. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support