Jacques Douchez e Norberto Nicola inauguram exposição no MAM-SP

Com curadoria do avaf, a mostra destaca tapeçaria de sucessores do modernismo, recontextualizando-as em um ambiente da arte contemporânea

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Jacques Douchez
Jacques Douchez

Pela primeira vez assinando uma curadoria, o coletivo avaf (assume vivid astro focus) apresenta a exposição Os pássaros de fogo levantarão voo novamente. As formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola, com um conjunto de 26 obras em tapeçaria dos artistas Jacques Douchez (Macôn-França, 1921 – São Paulo, 2012) e Norberto Nicola (São Paulo, 1931 – São Paulo, 2007).

Conhecidos por criarem em 1959 o Atelier Douchez-Nicola, os artistas trabalharam juntos até 1980, contudo sempre mantendo a individualidade e a liberdade criativa de cada um. Enquanto Norberto Nicola realizava obras lírico-oníricas e selváticas, Jacques Douchez produzia obras austeras e ascéticas.

Norberto Nicola
Norberto Nicola

Nas palavras da curadoria, “se poderão ver obras que foram confeccionadas no decorrer da existência do Atelier, bem como obras urdidas após o desfecho de uma intrincada e singular amizade que mostram sobretudo um vocabulário feérico que desvela em cada fibra a energia luminosa de ambas naturezas”.

Uma oportunidade única para os amantes da tapeçaria conferirem os trabalhos destes artistas do fazer manual.

Norberto Nicola
Norberto Nicola

Os pássaros de fogo levantarão voo novamente. As formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)

Data: De 16 de dezembro de 2021 a 13 de março de 2022

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support