Rivane Neuenschwander estreia filme durante exposição em Portugal

Média-metragem realizado pela artista brasileira propõe reflexões sobre desmatamento da Floresta Amazônica

EU SOU UMA ARARA, Rivane Neuenschwander e Mariana Lacerda.
EU SOU UMA ARARA, Rivane Neuenschwander e Mariana Lacerda.

Rivane Neuenschwander acaba de inaugurar a sua primeira individual em Portugal. A exposição, intitulada Sementes Selvagens, está organizada em torno do seu mais recente filme, Eu sou uma arara (2022), realizado em parceria com a cineasta Mariana Lacerda e que teve sua estreia mundial durante a exposição em curso no Museu e Capela da Casa de Serralves, em Portugal. 

O média-metragem propõe uma reflexão crítica sobre o impacto do desmatamento da Amazônia para os povos indígenas em um momento de tensão política e social. Este trabalho é, também, o resultado de um longo período de pesquisa e de uma série de ações em São Paulo que fizeram desfilar pelas ruas da cidade, como uma floresta densa e potente, dezenas de figuras inspiradas na fauna e flora brasileiras. 

Herdeira do legado histórico dos movimentos de vanguarda do pós-guerra, do neoconcretismo à tropicália, Rivane Neuenschwander é um dos nomes mais conceituados da arte contemporânea brasileira. No seu trabalho, a artista combina diversos meios e suportes para construir um repertório visual único que explora narrativas sobre uma grande diversidade de temas, entre os quais, a linguagem e o tempo, a literatura e a cultura popular, a psicanálise e a arte, a natureza e a sociedade, a política e a filosofia, o medo e o desejo. Uma das suas obras mais icónicas, Eu desejo o seu desejo (2003), composta por uma coletânea de desejos que lembram as pulseiras do Senhor do Bonfim, será instalada na Capela da Casa de Serralves.

Serviço: 

Rivane Neuenschwander: Sementes selvagens

Local: Museu e Capela da Casa de Serralves

Endereço: Parque de Serralves, R. de Serralves 97, Porto, Portugal

Data: De 20 de setembro de 2022 a 9 de abril de 2023

Funcionamento: Todos os dias das 10h às 19h 

Ingresso: 5 – 20 euros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR