Coletivos de arte e ação social tomam conta da Biblioteca Mário de Andrade

Sob curadoria de Paula Borghi, a exposição reúne trabalhos dos coletivos Birico, Dulcinéia Catadora, JAMAC, Lanchonete <> Lanchonete e Mexa

DULCINEIA CATADORA
Andreia Emboava, Lucia Rosa e Maria Dias da Costa – DULCINEIA CATADORA

Cinco coletivos de arte e ação social se encontram na exposição Independência e Vida! para apresentar a arte como agente de transformação social, celebrando a vida e construindo possibilidades de existência.

A curadoria de Paula Borghi compreende o conceito do sociólogo Laymert Garcia dos Santos, que coloca a “liberdade” como valor oposto à “morte”, sendo assim, podemos entender “vida” como um sinônimo. Em um ano que se celebra o bicentenário da independência em clima fúnebre no âmbito social e político, a mostra segue na contramão apresentando os coletivos que se organizam em favor da vida. 

independência e vida!
Vista da exposição “independência e vida!”. Foto: João Leoci

O rosto de doze mulheres fundamentais para a história latino-americana e que disputaram seu próprio espaço cercadas pela massa hegemônica de homens brancos, héteros e cis-gêneros, é homenageado na obra Dando Bandeira que moldam o espaço expositivo. A obra Dizeres de rua, que foi recentemente lançada em livro pela Birico em parceria com a Dulcinéia Catadora, está presente em forma de lambe-lambes nas paredes e traduzem algumas das expressões usadas na cracolândia, como “anjo” que se refere à uma criança que chega ao meio deles, ou “isqueirar”, usada quando alguém está causando discórdia. Uma releitura da obra de Magritte, Isso não é um cachimbo, pelo artista Dentinho faz alusão à prática de redução de danos para ex-usuários de crack, como o próprio artista, que costumam fazer um cachimbo com o material que possuem à disposição, incluindo uma latinha.

BIRICO
Dentinho – Isso é um cachimbo, 2020

Nessa próxima quarta-feira, dia 28, o grupo Mexa estreia o segundo capítulo da performance Poperopera, que parte da Odisseia e a cultura da noite dos anos 1980 combinando elementos da ópera com narrativas pessoais.

Serviço

Independência e Vida!Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP
Data: Até 08 de outubro de 2022
Funcionamento: De domingo a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR