Em Porto Alegre, mostra busca despertar o público para questões ambientais

A exposição Naturezas Imersivas reúne obras em diversos formatos e suportes dos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Obra Água, de Raquel Kogan e Rejane Cantoni, na exposição Naturezas Imersivas. FOTO: Leopoldo Plentz.

O Farol Santander em Porto Alegre completou 2 anos no mês passado e, depois de um período fechado por causa da pandemia, reabriu na última terça-feira, 27 de abril, com uma exposição inédita em cartaz: Naturezas Imersivas. Com curadoria de Daniela Bousso, a mostra está montada no segundo piso do edifício onde está sediada a instituição. As obras de variadas linguagens e suportes buscam chamar a atenção do visitante, por meio de experiências sensoriais, para as questões que envolvem pautas ambientais. Até o dia 16 de maio, o público poderá conferir também na instituição a mostra Revoada, de Flávia Junqueira, que tem curadoria de Paulo Herkenhoff.

Ricardo Siri, Casulo I, 2020.

Os 13 trabalhos que compõem a exposição foram produzidos por Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni. Entre eles, estão fotografias, esculturas, instalações imersivas, áudio-poemas e videoinstalações. Naturezas Imersivas tem também uma versão online no site do Farol, que ficou disponível enquanto o prédio estava fechado e continuará até o encerramento da mostra. Nesta página de tour virtual, também é possível acessar o catálogo digital na íntregra.

Com o objetivo de “realçar a relação entre arte e natureza como forma de despertar sensibilidades, criar consciência do presente e refletir o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde”, a exposição cria ambientes únicos no espaço cultural, propondo mergulhos um tanto íntimos em cada uma das obras. A vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil, Patrícia Audi, destaca que “apostando na consciência crescente da necessidade de ampliarmos nossa percepção e nos tornarmos agentes da construção de um porvir mais sustentável, Naturezas Imersivas é também um convite à experimentação de novas formas de ver, sentir, pensar e perceber nossa relação com o mundo”.

Para visitar a exposição, é preciso comprar o ingresso de forma online clicando aqui. O Farol reforçou algumas orientações de segurança em razão da pandemia, implantando um limite de capacidade total de visitantes, que agora é de 25%. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras e recomenda-se o distanciamento de 1,5 m, pautado por sinalizações.

Naturezas Imersivas
Com curadoria de Daniela Bousso
Data: a mostra ainda não possui data de encerrameto.
Local: Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre)
Mais informações: farolsantander.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support