Em Porto Alegre, mostra busca despertar o público para questões ambientais

A exposição Naturezas Imersivas reúne obras em diversos formatos e suportes dos artistas Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni

Obra Água, de Raquel Kogan e Rejane Cantoni, na exposição Naturezas Imersivas. FOTO: Leopoldo Plentz.

O Farol Santander em Porto Alegre completou 2 anos no mês passado e, depois de um período fechado por causa da pandemia, reabriu na última terça-feira, 27 de abril, com uma exposição inédita em cartaz: Naturezas Imersivas. Com curadoria de Daniela Bousso, a mostra está montada no segundo piso do edifício onde está sediada a instituição. As obras de variadas linguagens e suportes buscam chamar a atenção do visitante, por meio de experiências sensoriais, para as questões que envolvem pautas ambientais. Até o dia 16 de maio, o público poderá conferir também na instituição a mostra Revoada, de Flávia Junqueira, que tem curadoria de Paulo Herkenhoff.

Ricardo Siri, Casulo I, 2020.

Os 13 trabalhos que compõem a exposição foram produzidos por Katia Maciel, Ricardo Siri, Raquel Kogan e Rejane Cantoni. Entre eles, estão fotografias, esculturas, instalações imersivas, áudio-poemas e videoinstalações. Naturezas Imersivas tem também uma versão online no site do Farol, que ficou disponível enquanto o prédio estava fechado e continuará até o encerramento da mostra. Nesta página de tour virtual, também é possível acessar o catálogo digital na íntregra.

Com o objetivo de “realçar a relação entre arte e natureza como forma de despertar sensibilidades, criar consciência do presente e refletir o desejo de vislumbrarmos um futuro mais verde”, a exposição cria ambientes únicos no espaço cultural, propondo mergulhos um tanto íntimos em cada uma das obras. A vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil, Patrícia Audi, destaca que “apostando na consciência crescente da necessidade de ampliarmos nossa percepção e nos tornarmos agentes da construção de um porvir mais sustentável, Naturezas Imersivas é também um convite à experimentação de novas formas de ver, sentir, pensar e perceber nossa relação com o mundo”.

Para visitar a exposição, é preciso comprar o ingresso de forma online clicando aqui. O Farol reforçou algumas orientações de segurança em razão da pandemia, implantando um limite de capacidade total de visitantes, que agora é de 25%. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras e recomenda-se o distanciamento de 1,5 m, pautado por sinalizações.

Naturezas Imersivas
Com curadoria de Daniela Bousso
Data: a mostra ainda não possui data de encerrameto.
Local: Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre)
Mais informações: farolsantander.com.br