Exposição de Ana Júlia Vilela distribui obras como páginas de um diário

Realizada na Central Galeria, em São Paulo, a mostra parte da relação bastante duradoura que a artista mantém com os cadernos de desenho, documentando neles a sua produção


A Central Galeria irá abrir no próximo dia 6 de fevereiro (sábado) a exposição todas as festas de amanhã, uma individual da artista Ana Júlia Vilela! A mostra exibe cerca de 30 pinturas inéditas produzidas por ela, tendo texto de apresentação da curadora e pesquisadora Carollina Lauriano. Nele, Lauriano explica a relação bastante firme que Ana Júlia mantém com cadernos de desenho e como isso de certa maneira dá forma à exposição. Isso porque a montagem desta individual é feita como se os trabalhos fossem páginas de um diário da artista.

Ana Júlia é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas nasceu em Belo Horizonte e hoje vive e trabalha em São Paulo. Desde muito jovem participa de exposições coletivas e de salões pelo Brasil, tendo de certa forma documentado bastante de sua produção ao longo dos anos nesses cadernos, que acabam virando um diário bastante pessoal. Como escreve Lauriano, “a exposição situa o espectador diante de uma espécie de caderno aberto da artista, estimulando uma imersão íntima em sua poética”.

As peças em tons pastéis que compõem todas as festas de amanhã carregam uma espécie de linguagem instantânea das redes sociais, utilizando-se de uma iconografia bastante singular e própria, com formas fluídas. “Transitando entre o figurativo e o abstrato, Ana Júlia nos entrega uma pintura que revela, para além da sua investigação pictórica, textos que ora lembram um tweet, ora buscam maior elaboração: uma simulação de trocas de conversas rápidas via WhatsApp, sua fixação por fantasmas, uma pesquisa sobre arcadas dentárias ancestrais, seus gatos, entre outros casos curiosos presenciados pela artista”, continua Lauriano.

Para visitar a exposição na Central Galeria é preciso fazer agendamento de horário conforme o período de abertura da galeria. Você pode contatar a galeria pelo WhatsApp +55 11 93051-7652! Outras medidas de segurança como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e ocupação limitada do espaço também estão sendo adotadas. 


Ana Júlia Vilela: Todas as festas de amanhã
Data: De 06 de fevereiro a 20 de março de 2021 (sob agendamento)
Local: Central Galeria (Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque)