Museu do Pontal realiza seminários sobre modernismos e cultura popular

Em comemoração da semana de Arte Moderna de 1922, museu promove encontros para discussão dos desdobramentos do modernismo no Brasil

Museu do Pontal. (Crédito: Manuel Sá)

O Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Agora em sua nova sede, na Barra da Tijuca, o museu está realizando um seminário dividido em dois encontros com o objetivo de discutir sobre as relações entre modernismos e cultura popular brasileira. Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, o evento buscará rever, pensar e entender melhor as conexões que podem ser feitas entre um museu de arte popular e o histórico evento. 

O primeiro foi no último final de semana e o segundo acontecerá dia 11 de junho. Entre os convidados estão os historiadores Martha Abreu, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Juliana Pereira, Lurian R. S. Lima; o sociólogo André Botelho, a cientista política Angela de Castro Gomes; os antropólogos Maria Laura Cavalcanti e Vinicius Natal; os curadores e ensaístas Clarissa Diniz e Frederico Coelho, e a historiadora da arte Renata Bittencourt.

Sobre a relevância do evento, a diretora do museu, Angela Mascelani, afirma que “o ato de comemorar implica não só lembrar e memorar algum evento, como também uma oportunidade para repensarmos seus significados, limites e transformações”. Os ingressos poderão ser adquiridos pela plataforma Sympla, são gratuitos, mas o visitante pode contribuir com qualquer quantia de forma voluntária. 

Serviço:

Modernismos, arte e cultura popular

Local: Museu do Pontal

Endereço:Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Data: Dias 21 de maio e 11 de junho de 2022

Funcionamento: Programação variável 

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support