Renata de Bonis apresenta no Auroras obras produzidas em isolamento

Com uma trajetória marcada por produções realizadas em lugares remotos, a artista mostra pinturas realizadas recentemente durante período em sítio no interior de São Paulo

Renata de Bonis, Sorte

A artista Renata de Bonis iniciou sua trajetória no início dos anos 2000 e reúne hoje um conjunto de produções que passa por diferentes linguagens, de pinturas a instalações, passando também por projetos sonoros. Na individual Sono Leve, que acontece no auroras de 14 de abril a 29 de maio, ela apresenta algumas obras feitas recentemente durante período que passou em um sítio na zona rural paulista.

O isolamento sempre foi algo presente em sua produção, que teve ao longo dos anos como cenários lugares afastados e retiros. Os trabalhos de report from the ocean currents são exemplo disso, concebidos tendo como base uma “expedição estética” que ela realizou na remota Reserva Nacional de Ilha do Cardoso em 2016. Essas obras foram desenvolvidas a partir de materiais que foram coletados desse local. Agora, na exposição no auroras, Renata volta à pintura, trazendo uma “generosa atenção aos detalhes da vida cotidiana”, como folhas ao chão ou mesmo “coquinhos” que amadureceram e caíram do coqueiro.

Renata de Bonis, detalhe de Coquinhos

No estábulo do sítio, Renata realiza também uma mostra na qual reúne um conjunto de pequenos trabalhos. Lá, no interior de São Paulo, também desenvolveu uma instalação sonora no orquidário próximo ao estábulo, com gravações que captou no campo, desenhando uma paisagem sonora do local. Essas gravações foram “mixadas a uma camada instrumental de piano e violão”, com uma repetição da expressão “sono leve” em formato de mantra. É possível escutar também esse trabalho na biblioteca do auroras.

O espaço localizado na região do Morumbi, em São Paulo, segue protocolos indicados por órgãos competentes de saúde. Para visitar a mostra, é necessário fazer agendamento por telefone. A organização pontua que não terá evento de abertura e, próximo ao término da exposição, será realizada uma conversa pública com a artista.


Renata de Bonis: Sono Leve
Data: de 14 de abril a 29 de maio
Local: auroras (Av. São Valério, 426 – Morumbi, São Paulo – SP)
Mais informações: www.auroras.art.br ou (11) 98185-0044