No Rio, Casa França-Brasil abre mostra coletiva para comemorar seus 30 anos

Intitulada “Casa Aberta: Passagens”, a exposição também celebra os 200 anos do prédio onde a instituição está sediada, no centro do Rio de Janeiro, e a reabertura do espaço que ficou fechado por quase 1 ano

Performance de Emerson Uýra (Uýra Sodoma), de 2018. FOTO: Selma Maia

Até o dia 31 de março, a Casa França-Brasil realiza a exposição Casa Aberta: Passagens, que reúne trabalhos de 10 artistas convidados! A mostra já estava programada para comemorar os 30 anos da instituição e os 200 anos do prédio na qual está sediada. Os dois “aniversários” aconteceram no ano passado, mas o espaço decidiu permanecer fechado por mais tempo em razão da pandemia, adiando a reabertura, que aconteceu apenas no dia 1 de março, um ano depois do fechamento.

O prédio encomendado por D. João VI em 1819 foi projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny, que integrou a Missão Artística Francesa, e inaugurado em maio de 1820, se tornando o primeiro edifício de estilo neoclássico registrado no Brasil. Após realizar uma restauração em 1990, a secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro inaugurou a Casa França-Brasil.

Ivan Grilo, El Castillo (Ainda há chão)

Em Casa Aberta: Passagens, estão presentes obras de artistas diversos, de várias regiões do país. São eles: Adriano Machado (BA), Arlindo Oliveira (RJ), Claudia Hersz (RJ), Efrain Almeida(CE/RJ), Emerson Uýra (AM), Ivan Grillo (SP), Leonardo Lobão (RJ), Marcela Bonfim (SP/RO), Panmela Castro (RJ) e Patrícia Ruth (PA/RJ). Segundo o curador da exposição, Diego Martins, foi feito “um convite aos artistas a dialogarem com a História, investigando o tempo e a Casa, não como um espaço estático, mas como um lugar de permanentes transformações e atravessamentos, de passagens e ressignificações”.

Marcela Bonfim, Fundo natural (Manjar do Guaporé. Preparo do tracajá. Quilombo de pedras negras) 2016

Casa Aberta – Passagens
Data: de 2 a 31 de março de 2021
Local: Casa França-Brasil (R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro)
Mais informações: http://www.casafrancabrasil.rj.gov.br/