No Rio, Casa França-Brasil abre mostra coletiva para comemorar seus 30 anos

Intitulada “Casa Aberta: Passagens”, a exposição também celebra os 200 anos do prédio onde a instituição está sediada, no centro do Rio de Janeiro, e a reabertura do espaço que ficou fechado por quase 1 ano

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Performance de Emerson Uýra (Uýra Sodoma), de 2018. FOTO: Selma Maia

Até o dia 31 de março, a Casa França-Brasil realiza a exposição Casa Aberta: Passagens, que reúne trabalhos de 10 artistas convidados! A mostra já estava programada para comemorar os 30 anos da instituição e os 200 anos do prédio na qual está sediada. Os dois “aniversários” aconteceram no ano passado, mas o espaço decidiu permanecer fechado por mais tempo em razão da pandemia, adiando a reabertura, que aconteceu apenas no dia 1 de março, um ano depois do fechamento.

O prédio encomendado por D. João VI em 1819 foi projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny, que integrou a Missão Artística Francesa, e inaugurado em maio de 1820, se tornando o primeiro edifício de estilo neoclássico registrado no Brasil. Após realizar uma restauração em 1990, a secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro inaugurou a Casa França-Brasil.

Ivan Grilo, El Castillo (Ainda há chão)

Em Casa Aberta: Passagens, estão presentes obras de artistas diversos, de várias regiões do país. São eles: Adriano Machado (BA), Arlindo Oliveira (RJ), Claudia Hersz (RJ), Efrain Almeida(CE/RJ), Emerson Uýra (AM), Ivan Grillo (SP), Leonardo Lobão (RJ), Marcela Bonfim (SP/RO), Panmela Castro (RJ) e Patrícia Ruth (PA/RJ). Segundo o curador da exposição, Diego Martins, foi feito “um convite aos artistas a dialogarem com a História, investigando o tempo e a Casa, não como um espaço estático, mas como um lugar de permanentes transformações e atravessamentos, de passagens e ressignificações”.

Marcela Bonfim, Fundo natural (Manjar do Guaporé. Preparo do tracajá. Quilombo de pedras negras) 2016

Casa Aberta – Passagens
Data: de 2 a 31 de março de 2021
Local: Casa França-Brasil (R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro)
Mais informações: http://www.casafrancabrasil.rj.gov.br/


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support