Exposição reúne trabalhos de artistas brasileiras e argentinas no Oi Futuro

Depois de ter sido adiada duas vezes, mostra no centro cultural localizado no Flamengo foi repaginada e agora têm também obras produzidas pelas artistas durante a pandemia

Anna Carolina Albernaz, Costurar é um ato de amor. Foto: Beto Felicio.

Depois de ser adiadas duas vezes no ano passado por causa da pandemia, a mostra coletiva Una(S)+ terá sua abertura nesta quarta-feira, 13 de janeiro, no Oi Futuro, localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A exposição poderá ser visitada até 28 de março, tem curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves e traz 80 obras de 15 artistas brasileiras e argentinas, sendo obras produzidas antes e durante a pandemia da Covid-19 e que “afirmam a potência feminina na arte”.

Nas palavras da curadora, as artistas “ampliaram seus campos de trabalho e ousaram lançar mão de novas linguagens, materiais, tecnologias e redes para romper o isolamento e avançar por territórios tão pessoais quanto universais: a casa, o corpo e o profundo feminino”. É importante pontuar que é imprescindível que ao visitar a mostra o público mantenha atenção e siga aos protocolos de higiene implementados pelo Centro Cultural Oi Futuro.

Tina Velho, A Grande Mãe, 2020

Desta forma, a exposição ganhou um aspecto mais amplo, incorporando os trabalhos criados durante a pandemia, desenvolvendo um diálogo entre a produção artística do “normal” e do “novo normal”, o qual a organização chamou de estado quarentena da arte”. Inicialmente, a mostra partiu de uma instalação da artista portenha-carioca Ileana Hochmann, intitulada Fiz das Tripas, Corazón”.

Ao exibi-la em uma mostra em Buenos Aires em 2019, ela chamou artistas brasileiras e argentinas para comporem um diálogo com esse trabalho especificamente. A iniciativa, na época, teve ajuda de Maria Arlete Gonçalves. Una(S)+ é, portanto, uma versão atualizada e mais abrangente que surge como um desdobramento dessa ação e, agora, com trabalhos de outro momento.

Patricia Ackerman, Dia 241

As artistas que integram a exposição vêm de várias regiões do país hermano. São elas: Fabiana Larrea, Ileana Hochmann, Marisol San Jorge, Milagro Torreblanca, Patricia Ackerman e Silvia Hilário. Já as artistas brasileiras são cariocas ou radicadas na Cidade Maravilhosa: Ana Carolina Albernaz, Bete Bullara, Bia Junqueira, Carmen Luz, Denise Cathilina, Evany Cardoso , Nina Alexandrisky, Regina de Paula e Tina Velho.


Una(S)+
Data: de 13 de janeiro a 28 de março
Local: Centro Cultural Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro)