Exposição reúne trabalhos de artistas brasileiras e argentinas no Oi Futuro

Depois de ter sido adiada duas vezes, mostra no centro cultural localizado no Flamengo foi repaginada e agora têm também obras produzidas pelas artistas durante a pandemia

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Anna Carolina Albernaz, Costurar é um ato de amor. Foto: Beto Felicio.

Depois de ser adiadas duas vezes no ano passado por causa da pandemia, a mostra coletiva Una(S)+ terá sua abertura nesta quarta-feira, 13 de janeiro, no Oi Futuro, localizado no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A exposição poderá ser visitada até 28 de março, tem curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves e traz 80 obras de 15 artistas brasileiras e argentinas, sendo obras produzidas antes e durante a pandemia da Covid-19 e que “afirmam a potência feminina na arte”.

Nas palavras da curadora, as artistas “ampliaram seus campos de trabalho e ousaram lançar mão de novas linguagens, materiais, tecnologias e redes para romper o isolamento e avançar por territórios tão pessoais quanto universais: a casa, o corpo e o profundo feminino”. É importante pontuar que é imprescindível que ao visitar a mostra o público mantenha atenção e siga aos protocolos de higiene implementados pelo Centro Cultural Oi Futuro.

Tina Velho, A Grande Mãe, 2020

Desta forma, a exposição ganhou um aspecto mais amplo, incorporando os trabalhos criados durante a pandemia, desenvolvendo um diálogo entre a produção artística do “normal” e do “novo normal”, o qual a organização chamou de estado quarentena da arte”. Inicialmente, a mostra partiu de uma instalação da artista portenha-carioca Ileana Hochmann, intitulada Fiz das Tripas, Corazón”.

Ao exibi-la em uma mostra em Buenos Aires em 2019, ela chamou artistas brasileiras e argentinas para comporem um diálogo com esse trabalho especificamente. A iniciativa, na época, teve ajuda de Maria Arlete Gonçalves. Una(S)+ é, portanto, uma versão atualizada e mais abrangente que surge como um desdobramento dessa ação e, agora, com trabalhos de outro momento.

Patricia Ackerman, Dia 241

As artistas que integram a exposição vêm de várias regiões do país hermano. São elas: Fabiana Larrea, Ileana Hochmann, Marisol San Jorge, Milagro Torreblanca, Patricia Ackerman e Silvia Hilário. Já as artistas brasileiras são cariocas ou radicadas na Cidade Maravilhosa: Ana Carolina Albernaz, Bete Bullara, Bia Junqueira, Carmen Luz, Denise Cathilina, Evany Cardoso , Nina Alexandrisky, Regina de Paula e Tina Velho.


Una(S)+
Data: de 13 de janeiro a 28 de março
Local: Centro Cultural Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support